
O Programa Cuide-se + Prevenção ao Câncer do SESI Paraná está novamente em Rio Negro com a carreta itinerante. A abertura oficial dos atendimentos ocorreu na manhã desta quarta-feira, abrindo também a programação da campanha Outubro Rosa 2025 no município.
A ação itinerante ocorre através da parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Negro com o Sistema FIEP, Rotary Club de Rio Negro e SIMOVEM Rio Negro. Já são quase dez anos desta importante parceria.
“O município é grato por este momento. Se a gente formar força, as mulheres rio-negrenses, e em novembro os homens rio-negresnes, com certeza estarão melhores na questão da saúde”, afirmou o prefeito Alessandro Cristian von Linsingen durante o seu discurso, agradecendo por esta grande parceria aos membros do Rotary Club presentes.
O programa visa a prevenção ao câncer através de atendimentos realizados na estrutura montada na carreta. São realizados exames de detecção de alterações fisiológicas que permitem o diagnóstico precoce da doença, e também por meio da conscientização da importância de hábitos saudáveis e acompanhamento médico dos trabalhadores da indústria atendidos.
A secretária municipal de saúde, Mayra Luana Konell, falou da importância da unidade móvel para a prevenção e o diagnóstico precoce para aumentar a chances de cura numa eventual detecção da doença: “Esta ação é a oportunidade de gerar acesso às mulheres para a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama. A gente sabe que quanto antes houver o cuidado com o diagnóstico e a prevenção à saúde da mulher, há a chance do tratamento e há a chance maior para a cura”.
A unidade móvel possui uma estrutura adequada de consultórios e equipamentos de alta qualidade que são empregadas nos atendimentos. E contam com a atuação da equipe técnica capacitada (enfermeira e técnica em radiologia) que realiza os exames com o apoio, se necessário, da Secretaria Municipal de Saúde.
Em Rio Negro a carreta estará atendendo nesta semana na Rua Sete de Setembro, em frente à Vigilância Epidemiológica e Praça João Pessoa. Todas as consultas foram previamente agendadas. Serão realizados exames de mamografia, Papanicolau, análise de lesões de pele e PSA. Serão realizados mais de 200 exames com custo zero para a população, inclusive para os homens, já antecipando a campanha Novembro Azul.
Os pacientes recebem toda a orientação necessária. A Secretaria de Saúde pede que todos respeitem o dia e horário agendado para não prejudicar outras pessoas que possam precisar do atendimento.
Durante a ação desta quarta-feira houve a distribuição de camisas na cor rosa que fazem parte da campanha estadual “Juntas na luta, mais forte na prevenção”. As camisas foram enviadas pela deputada estadual Maria Victoria. Este movimento foi lançado há mais de duas décadas e une todas as regiões do Paraná em favor da saúde e do cuidado com a vida.
