Castramóvel da Prefeitura de Rio Negro ainda não entrou em operação

Por Gazeta de Riomafra - 21/07/2021

Veículo adquirido através de emenda parlamentar está parado há dois anos

Através de uma emenda parlamentar do deputado federal Osmar Bertoldi, a Prefeitura de Rio Negro adquiriu, ainda em 2019, um veículo ‘castramóvel’ para realizar procedimentos de castração de animais – cães e gatos – de famílias de baixa renda.

A aquisição foi amplamente divulgada pela ex-administração informando que os procedimentos realizados seriam feitos de forma gratuita com o objetivo de controlar a população de animais no município, assim como com o abandono, além contribuir com a saúde pública com a redução de casos de zoonoses.

O veículo iria percorrer dos bairros da cidade realizando os procedimentos em cães e gatos das famílias de baixa renda. A divulgação seria feita pelas agentes da saúde.

Para o início da operação estava apenas faltando o município adquirir os instrumentos e equipamentos necessários para realizar as cirurgias. E, também realizar a contratação de um médico veterinário e auxiliares. Segundo informações esse etapa ainda não foi cumprida, tanto os instrumentos e equipamentos não foram comprados, assim como os profissionais de saúde animal não foram contratados.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O ‘castramóvel’ possui 3 salas de atendimento, sendo uma para o preparo dos animais, outra a sala cirúrgica e uma de recuperação pós-cirúrgica e está parado a dois anos estacionado no pátio da Secretária Municipal da Saúde.

Especialistas apontam que cada fêmea de cachorro entra no cio pelo menos duas vez no ano e cria em média 5 filhotes, o que contribui para o aumento da população destes animais que por muitas vezes são abandonados nas ruas contribuindo para a proliferação de doenças relacionadas a zoonoses.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.