
A coleta domiciliar seletiva está sendo aprimorada no municÃpio de Rio Negro. Recentemente houve uma troca de associação responsável por este importante serviço. A Associação Rionegrense de Catadores (ARCA) será a nova responsável pelas coletas. Em breve o serviço estará operando de forma regular.
Continue fazendo a sua parte separando os materiais recicláveis. O meio ambiente agradece!
DICAS IMPORTANTES
Para reduzir a carga de lixo que produzimos, é fundamental realizar corretamente a separação do lixo. O primeiro passo é saber reconhecer o lixo reciclável e o lixo orgânico.
É considerado lixo reciclável todo material que pode retornar a cadeia produtiva para serem transformados nos mesmos ou novos produtos. Exemplos: papel, plástico, papelão, vidro, alumÃnio, metal, entre outros.
Já o lixo orgânico se refere aos materiais de origem biológica, como restos de alimentos. Exemplos: cascas de frutas e legumes, raÃzes, folhas e vegetais. Esses itens podem ser reciclados com a compostagem de restos orgânicos, que podem ser usados como um rico adubo natural em hortas e plantações domésticas. Porém, se a compostagem não for praticada, é importante que esses resÃduos estejam separados dos recicláveis.
Também é preciso separar os materiais perigosos, que são aqueles que representam algum tipo de risco à saúde e ao meio ambiente por serem inflamáveis, corrosivos ou reativos quÃmicos. Exemplos: pilhas, produtos quÃmicos, lixo hospitalar, baterias, lâmpadas fluorescentes, entre outros. Nestes casos, o ideal é buscar por postos de coleta especÃficos para cada material. Esses materiais são devolvidos ao fabricante, que dará o tratamento apropriado para que eles retornem à cadeia produtiva ou irá descartá-los corretamente.