Coluna Em Off #01 – A política e seus bastidores

Por Gazeta de Riomafra - 23/11/2019

colunaemoff@gmail.com

Estreia hoje a mais nova coluna política da Gazeta de Riomafra, a Coluna #EmOff. Neste espaço vamos trazer tudo o que acontece na vida política de Mafra e Rio Negro, contar um pouco do que dos seus bastidores.

Em 2020 teremos eleições municipais – a eleição será no dia 4 de outubro – e será a primeira em que os partidos não poderão fazer alianças para disputar as cadeiras das câmaras municipais, coligações somente para a eleição majoritária – para as prefeituras.

A proibição da coligação na eleição proporcional (vereadores) deixará o pleito mais interessante, os partidos terão que fazer um trabalho de base maior e poderemos ver o fim de algumas legendas de aluguel.

No mês de março teremos a chamada “janela partidária†que vai permitir que os atuais vereadores mudem de partido sem perder o mandato. Possivelmente alguns partidos, tanto em Mafra quanto em Rio Negro, vão desaparecer, assim como partidos que hoje possuem assento nas Câmaras poderão ficar sem nenhuma cadeira, já outras siglas poderão aumentar suas bancadas e até agremiações novas podem surgir com vereadores.

Essa “dança das cadeiras†dos partidos vai montar uma nova configuração no mapa político local dando indícios de como se formatará a disputa eleitoral em 2020 e as possíveis alianças.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Quem fizer a aliança mais sólida e coesa com certeza sairá um passo a frente na disputa.

Vários nomes pipocam como postulantes ao cargo do chefe de executivo. Em Mafra a lista é grande, muito maior que a de Rio Negro, até o fechamento da coluna já eram 9 nomes, espera, atualizando para 10, contra 4 ou 5.

Falando em eleição, agora no fim do ano teremos as eleições das mesas diretorias da Câmara de Mafra e de Rio Negro, fato que já pode desenhar um pouco como vai ser a disputa em 2020.

Em Mafra tudo indicava que o presidente da casa de leis seria o vereador Cirineu Côrrea (PDT), mas na última hora apareceu o nome do vereador Eder Gielgen (MDB) como candidato. Segundo alguns, a mudança de nome pode trincar o grupo que vem mantendo o comando da casa. Por muito pouco não aconteceu uma rachadura, com os descontentes podendo formar outra chapa ou até mesmo fechando apoio ao nome da oposição. Uma Câmara de oposição no último ano de mandato seria um pesadelo para o Gaiteiro e o grupo que o apoia.

Após passarem cola na rachadura a eleição para presidente da Câmara de Mafra vai ter apenas uma chapa encabeçada pelo vereador Eder Gielgen (MDB) com os vereadores Adilson Sabatke (Progressistas) como vice-presidente, Cirineu Côrrea (PDT) como 1º secretário e Claudia Bus (PTB) como 2º secretária. O pleito vai ser nesta terça-feira, dia 26.

Já em Rio Negro não deveremos ter surpresas na eleição do novo presidente da Câmara, sem oposição o nome deve ser escolhido por consenso. A escolha deve ser feita no dia 17 de dezembro.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As eleições para presidente das Câmaras são importantes e podem dar o panorama da eleição municipal do ano que vem, muito provavelmente teremos alguns dos atuais vereadores candidatos a prefeito.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.