
Na tarde desta segunda-feira teve inÃcio o Curso de Pães Artesanais, realizado gratuitamente pelo Clube Soroptimista de Rio Negro com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, que realizou as inscrições.
O curso será realizado em quatro encontros durante esta semana na Associação Brasileira Alemã Trier, que também é parceira na ação. Ele é destinado para mulheres rio-negrenses entre 15 e 60 anos de idade. Entre os requisitos para a inscrição estava a renda familiar de até três salários mÃnimos e a disponibilidade de participar nos quatro dias de curso.
Ao todo são 15 participantes, que além de aprenderem as técnicas para a produção de diferentes tipos de pães, também receberão o conhecimento sobre a preparação dos produtos para as vendas. A instrutora do curso é a chef de cozinha Ana Lúcia Schelbauer, que é sócia do Clube Soroptimista e possui formação e ampla experiência com a gastronomia. Após a conclusão as participantes receberão um certificado.
A realização do curso foi possÃvel após a aprovação do projeto pela Federação das Américas do Clube Soroptimista, que enviou subsÃdios para a compra de insumos, equipamentos e utensÃlios para as aulas, além de um forno elétrico que será sorteado entre as participantes.
O curso faz parte do programa Alimentando Sonhos. Dentro deste programa, anteriormente foi realizado pelo Clube Soroptimista o curso de bolachas decoradas. Outros cursos devem ser realizados em breve.
O programa tem como objetivo profissionalizar mulheres em situação de vulnerabilidade e/ou de baixa renda para que possam empreender e ter uma fonte de renda própria, melhorando assim a qualidade de vida delas e da famÃlia.
A abertura oficial do curso teve a presença de diversas sócias do Clube Soroptimista, do prefeito municipal Alessandro Cristian von Linsingen, do secretário de assistência social, André Klemann Koch, e da assistente social Daniela Franco. Eles deram as boas-vindas e desejaram sucesso às participantes do curso, enaltecendo a importância de ações como esta para o fortalecimento do empreendedorismo, da melhoria da qualidade de vida e do fortalecimento da economia local como consequência.
