
O Departamento de PolÃticas Públicas para as Mulheres (Departamento da Mulher) de Rio Negro possui uma nova gestora. PatrÃcia de Assis Bastos substituiu a até então diretora Édina Regina dos Santos, que passará a atuar na Secretaria Municipal de Saúde.
O prefeito Alessandro Cristian von Linsingen se reuniu em seu gabinete com a nova diretora e com a assessora Caroline de Fátima Schenko. Durante o encontro o chefe do Poder Executivo enalteceu as grandes ações realizadas em 2025 pelo Departamento da Mulher com a direção de Édina, afirmando que a continuidade dos trabalhos também ocorrerá com bastante competência. Um dos desafios para este ano será a condução dos trabalhos na Casa da Mulher Paranaense no bairro Bom Jesus, cuja obra deve iniciar em breve.
O Departamento da Mulher realiza ações constantes em prol das mulheres e está sempre na busca por capacitação e recursos para o fortalecimento e implementação de novos projetos. O departamento tem o compromisso de atuar de forma integrada, garantindo a efetividade das ações e o acolhimento qualificado à s mulheres em situação de vulnerabilidade no municÃpio de Rio Negro. Também atua com projetos que focam o empreendedorismo e o empoderamento feminino. Cursos e palestras gratuitas, por exemplo, são realizadas ao longo do ano.
PatrÃcia Bastos formou-se em Serviço Social em 2015 pela Unopar. É pós-graduada em Gestão Social com ênfase em PolÃticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos. Em sua trajetória profissional atua como funcionária pública em Rio Negro há 16 anos. Também foi assistente social no Hospital São Vicente de Paulo de Mafra por sete anos.