
Para reforçar a importante parceria existente, o Departamento da Mulher de Rio Negro recebeu nesta segunda-feira a visita de membros da Patrulha Maria da Penha, que faz parte da polÃtica de prevenção e repressão à violência doméstica e familiar da PolÃcia Militar do Paraná.
De acordo com a coordenadora Édina Regina dos Santos, o departamento já está se organizando para as ações da campanha de combate ao feminicÃdio e terá o apoio da Patrulha Maria da Penha, assim como as demais autoridades e outros equipamentos que fazem um trabalho de ponta.
A Patrulha Maria da Penha é composta por policiais militares, mulheres e homens, que realizam visitas preventivas pós-delito com base em boletins de ocorrência registrados tanto na PolÃcia Militar quanto na PolÃcia Civil, ou motivados por denúncias anônimas recebidas de outras fontes, como do disque denúncia 181 e site www.181.pr.gov.br.
Uma das finalidades de trabalho da patrulha é a realização de palestras para os mais variados públicos-alvo, além de participação ativa nas redes de proteção e enfrentamento. As equipes policiais também realizam visitas de fiscalização de medidas protetivas de urgência determinadas pelo Poder Judiciário. O trabalho abarca o contato com vÃtimas e autores com a finalidade de instruir e orientar as partes envolvidas, evitando a reincidência de situações de violência.