“Dia D” da campanha de vacinação contra poliomielite neste sábado (20) em Rio Negro

Por Assessoria - 16/08/2022

Ação ocorre em todas as unidades de saúde do município, das 8h às 17h. É importante levar a carteira de vacinação, documento pessoal e cartão do SUS

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 continua. A mobilização será realizada até o dia 9 de setembro. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município de Rio Negro.

O “Dia D” de vacinação – para atender quem não consegue comparecer no posto de saúde durante a semana – será realizado neste sábado, dia 20 de agosto em todas as unidades de saúde de Rio Negro (na cidade e no interior), das 8h às 17h. É importante levar a carteira de vacinação, documento pessoal e cartão do SUS.

A campanha contra a pólio busca alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante (que é aplicado as 2, 4 e 6 meses de idade, via injeção intramuscular) ou que ainda não tomaram as doses de reforço. A meta do Ministério da Saúde é alcançar 95% desse público.

Já a campanha de Multivacinação visa reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Poliomielite, também conhecida como “paralisia infantil”, tem certificado de erradicação no Brasil desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas. A pólio voltou em países como Israel e Moçambique. A Organização Panamericana de Saúde alerta para a importância de a cobertura vacinal ultrapassar 95%. Caso contrário, a Poliomielite poderá reaparecer. A cobertura vacinal da população diminuiu em todo o mundo, principalmente durante o período da pandemia de Covid-19.

COVID-19

As campanhas de vacinação coincidem com a imunização contra a Covid-19 em andamento. De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

Em Rio Negro, a Secretaria da Saúde está colocando em dia a vacinação da Covid-19. O público pode receber a primeira, segunda, terceira ou quarta dose, desde que se enquadre dentro do calendário.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.