
A Secretaria Municipal de Educação de Rio Negro aderiu ao programa de educação “A União Faz a Vida”, que foi criado oficialmente em 1995 pela Sicredi com o objetivo de formar cidadãos cooperativos.
O programa possui uma metodologia de projetos para a primeira infância e a elaboração de uma linguagem específica para profissionais da Educação Infantil, intensificando práticas cooperativas no ambiente educacional. Trata-se de uma metodologia de ensino baseada em projetos que estimulam valores de cidadania e difunde a cultura da cooperação nas escolas.
Os projetos são relacionados ao currículo escolar e baseados no desejo de aprender que o aluno possui. As estratégias incluem atividades que promovem a cooperação e a criação de projetos voltados para atitudes e valores de cidadania, contribuindo para o desenvolvimento das crianças. Ao final, as escolas apresentam projetos alinhados com as propostas do programa.
Neste ano o programa será aplicado na Escola Municipal Olavo Bilac e na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, para professores e alunos do Pré I ao 5º ano. Para o próximo ano a previsão é que o programa seja aplicado em mais escolas municipais.
Na manhã desta segunda-feira foi realizado na Prefeitura um encontro de formação inicial com os professores das duas escolas participantes. Estiveram presentes a gerente de cooperativismo da Sicredi Integração PR/SC, Ana Paula Pannebecker, e a assessora pedagógica do programa A União Faz a Vida, Francele Concato. Representando a educação de Rio Negro, participaram do encontro a secretária municipal Vera Maria Pfeffer Schelbauer e a diretora do departamento de educação permanente profissionalizante, Kelly Lukasinski.
Esta iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Rio Negro, em parceria com o programa A União Faz a Vida, visa garantir um futuro com cidadãos mais justos, solidários e empreendedores. Mais informações sobre o programa podem ser lidas no site: www.auniaofazavida.com.br
