El Niño: nova reunião é realizada em Rio Negro com foco no planejamento
Há 47 minutos
Por Assessoria

A Prefeitura de Rio Negro, juntamente com a Defesa Civil, está se preparando para o enfrentamento de eventuais situações extremas que podem ser ocasionadas pelo El Niño, pois há a chance de ocorrer no sul do Brasil um grande volume de chuva nos próximos meses, causadas pelo fenômeno climático.

Na manhã desta quarta-feira outra reunião foi realizada com foco no Plano de Resposta Imediata, que é um planejamento estratégico para prevenir e se necessário enfrentar as situações que exigem respostas rápidas, como enchentes/inundações, deslizamentos, vendavais e períodos de estiagem.

O encontro de hoje teve a presença do prefeito municipal, representantes da Defesa Civil de Rio Negro e também das Organizações Militares do Exército (11ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada e 5º Regimento de Carros de Combate), além de secretários municipais (agricultura e meio ambiente, cultura e obras). Recentemente uma reunião ocorreu com outras secretarias.

Foram abordados temas referentes às áreas de atuações dos envolvidos, principalmente a logística. Durante as históricas situações de enchentes o Exército sempre foi um grande parceiro nas ações de apoio aos cidadãos atingidos pela cheia do rio Negro e de seus afluentes.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No encontro também foram discutidos assuntos como o gerenciamento de abrigos para cidadãos e também para os animais, cadastros dos tutores e seus pets, recuperação de estradas, utilização de mecanismos de acessibilidade, propagação de informativos para a população e também a realização de ações culturais nos abrigos.

Os municípios de Rio Negro e Mafra caminham juntos e com um alinhamento de estratégias para intensificar as ações de prevenção, segurança e proteção da população. A Defesa Civil rio-negrense participou na última sexta-feira da reunião de planejamento da Defesa Civil de Mafra, que foi focada na apresentação do plano de contingência das ações do Grupo de Ações Coordenadas.

O planejamento está ocorrendo para que todos (poder público e cidadãos) fiquem preparados em caso de uma situação de calamidade. O objetivo não é gerar pânico. A população pode ficar atenta aos comunicados oficiais e, em caso de necessidade, buscar auxílio através dos contatos:

  • WhatsApp Defesa Civil: (47) 9171-1778
  • Corpo de Bombeiros: 193 ou (47) 3645-3336.

    Click Riomafra
    © 2026. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.