Encontrado foco de larvas de Aedes aegypti em Rio Negro

Por Gazeta de Riomafra - 07/03/2016

No último dia 23, a vigilância sanitária identificou foco do mosquito Aedes aegypti (o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus) em uma propriedade particular, na localidade de Roseira, em Rio Negro, contendo aproximadamente oito larvas no local, que foram encaminhadas para a Regional de Saúde em Curitiba para análise, sendo então, confirmada o foco das larvas do mosquito Aedes aegypti aos agentes de combate no município.

Com isso, a vigilância sanitária realizou limpeza do terreno e varredura em todas as residências no raio de 300 metros, identificando então, a proliferação de novas larvas na semana passada em outras residências. No início da semana, técnicos da Vigilância Sanitária aplicaram larvicida no local para conter a proliferação das larvas, pois até a última sexta-feira ainda não havia sido diagnosticado o foco inicial. Com o alerta, a vigilância sanitária criou um comitê de combate a dengue, a qual é composta por pessoas de diferentes secretarias e órgãos públicos, com o objetivo de localizar e combater o Aedes no município.

A Vigilância Sanitária informou também a reportagem do jornal Gazeta de Riomafra a existência de cerca de 15 pontos estratégicos na cidade para que possam fazer a identificação do criadouro, como borracharias e cemitério, porém, até o momento os agentes de combate não localizaram larvas nestes locais. Até o momento mosquitos não foram capturados.

Apesar da proliferação do mosquito, até a presente data o município não teve casos da doença. Segundo a vigilância houve apenas um internamento na cidade, mas o paciente havia sido picado em outro município. É necessário que haja comprometimento de toda a comunidade e apoio aos agentes de combate para a prevenção e eliminação dos mosquitos. A vigilância tranquiliza a população, pois como ainda não apareceu nenhum caso no município a situação está sob controle, pois a localização das larvas não implica na existência de dengue. “O Aedes aegypti é um vetor. Não nasce com o vírusâ€. Por isso, complementa, a importância de identificar as larvas e eliminá-las.

A reportagem da Gazeta de Riomafra contatou com autoridades do setor mafrense, o qual nos informou que em Mafra até o momento não foram encontrados nenhum foco de larvas ou do mosquito infectado. Porém a campanha de prevenção continua intensa.

Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

РṆo jogue lixo em terrenos baldios.

– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

– Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

– Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

– Ao guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

– Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

– Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água

– Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

РNo cemit̩rio, encha os pratinhos ou vasos de planta e/ou flores com areia at̩ a borda.

– Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com periodicamente.

Dia D de mobilização para o combate ao Aedes Aegypti é neste sábado

COMPARTILHE

1 COMENTÃRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.
  1. DIZ OS ESPECIALISTAS QUE ESTE MOSQUITO NAO VOA LONGE ;E LIMITADO NO DESLOCAMENTO .MAFRA E RIO NEGRO NUNCA SE HOUVIU FALAR DELE ;E COMO ELE ESTA APARECENDO POR AQUI??? COMO ELE ESTA APARECENDO EM CIDADES QUE NAO TINHA .ALGUEM PODERIA RESPONDER ISTO PARA A POPULAÇAO ATRAVEZ DO JORNAL OU RADIO –PERCEBO QUE ELE APARECE SEMPRE PERTO DAS BRS ;POSTOS DE GASOLINA ABANDONADOS OU TERRENOS;MAS SEMPRE PERTO DAS BRS(ESTRADAS;MUITO SINISTRO ISTO.

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.