Enfim Rio Negro contará com uma Companhia da Polícia Militar

Por Gazeta de Riomafra - 15/11/2018
Governadora Cida Borghetti durante assinatura nesta segunda-feira(12) de decretos de criação de unidades de Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar no interior do Estado. – Curitiba/Pr, 12.11.2018 – Foto Jonas Oliveira

Com a assinatura nesta segunda-feira (12) da governadora Cida Borghetti nos decretos que estabelecem as mudanças na a segurança pública no estado, entre eles estava o que transforma a Companhia da Lapa em Batalhão da PM, elevando assim o Pelotão de Rio Negro para Companhia da PM.

A espera e a luta para que o Pelotão de Rio Negro fosse transformado em Companhia foi grande. Há alguns anos a mudança vem sendo debatido na cidade e no estado e neste período encontrou algumas barreiras, principalmente a orçamentária. Mas agora o sonho se transformou em realidade e o Pelotão da PM de Rio Negro passou para 2ª Companhia da Policia Militar.

O projeto da transformação foi da Polícia Militar que atendeu os apelos da comunidade rionegrense.

O apoio da forças vivas locais foi importante, assim como o apoio político de outras cidades que também observavam a necessidade da mudança, e o que se espera agora é que nenhum político local, apareça como ‘pai da criança’, nesta conquista para a população de Rio Negro.

Com a mudança o próximo passo será o aumento de efetivo, da vinda de mais viaturas para o município. Porém, talvez isso demore um pouco, pois primeiro é preciso realizar um concurso e uma escola de formação. A expectativa é que em um curto prazo de tempo isso ocorra. Entretanto, existe a possibilidade de alguns policias militares, de forma voluntaria se transferirem para trabalhar no novo batalhão da Lapa e serem designados para Rio Negro.

A comandante-geral da Polícia Militar, coronel Audilene Dias Rocha, explicou que as mudanças vão garantir um atendimento mais eficiente à população. “O batalhão da Lapa agregou dois novos municípios, além dos que já tinha, desafogando o trabalho de outra unidade”, explicou. “Há a previsão de um aumento no efetivo à medida que forem ingressando novos policiais”, disse.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A 1ª Companhia Independente de PM da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, foi elevada para 28º Batalhão da PM. Com a medida, o batalhão terá aumento na área de atuação, com maior efetivo e mais equipamentos. Além da Lapa, a unidade vai atender Campo do Tenente, Piên, Quitandinha, Contenda, Rio Negro, Porto Amazonas e Palmeira. Cida autorizou ainda a criação de três novas companhias da PM: na Lapa, em Rio Negro e em Palmeira.

Ainda durante a assinatura dos decretos foram apresentadas as novas funcionalidades do governo digital para a área de segurança pública. O portal de serviços do governo do estado passa a ofertar, nesta semana, o agendamento de visitas às unidades prisionais do estado: web-visitas e web-audiências com os detentos. Outro serviço novo é o Minha Bike, que cria um banco de dados a partir do cadastro de bicicletas pelos usuários.

Também foi lançado o inquérito digital, que vai trazer mais agilidade e transparência aos inquéritos policiais. Os inquéritos da Polícia Militar já são feitos totalmente pelo meio digital. Na Polícia Civil o trabalho está sendo implantado aos poucos, iniciando pelo município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

“A segurança pública é prioridade em nosso governo. Trabalhamos de forma integrada para atender as demandas da área e a sociedade paranaense”, afirmou Cida Borghetti.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.