Escola Inácio Schelbauer é premiada na Olimpíada de Língua Portuguesa

Por Assessoria - 28/02/2017

A Escola Estadual Inácio Schelbauer, localizada na cidade de Rio Negro, foi mais uma vez destaque na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. Nesta 5ª edição do evento, a escola conquistou medalhas em três categorias: poemas, memórias literárias e crônica. A premiação aconteceu no dia 13 de dezembro de 2016, em São Paulo. A cerimônia foi marcada pela mobilização, articulação e o engajamento das comunidades escolares comprometidas com a qualidade da educação pública brasileira.

Na ocasião, a professora rionegrense Juliana Wilczek de Oliveira foi convidada pela coordenação da Olimpíada para discursar sobre a experiência no evento, em nome de todos os professores participantes. Em sua fala, ela evidenciou o reconhecimento e valorização do professor no trabalho de sala de aula.

Ao todo, foram 4.873 municípios inscritos na Olimpíada de Língua Portuguesa, mais de 80 mil professores e cerca de 5 milhões de alunos participantes. O tema para 2016 foi “O lugar onde vivo”, dividido em quatro gêneros textuais: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião.

POEMA

Nesta categoria a aluna Yasmin Nentwig Komochena, do 6º ano da Escola Estadual Inácio Schelbauer, e sua professora orientadora Juliana Wilczek de Oliveira, conquistaram a medalha de prata, com a poesia “Rabiscos e Encantos”. A semifinal aconteceu em Salvador, na Bahia, onde as duas participaram de passeios e atividades especiais. Na ocasião, a professora Juliana foi premiada pelo seu relato de prática “O voo dos pequenos pássaros”.

MEMÓRIAS LITERÁRIAS

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Nesta categoria a aluna Adélia Cristina Cordeiro Gonçalves, do 8º ano da Escola Estadual Inácio Schelbauer, e sua orientadora a professora Carla Borba, na ocasião representada pela professora Juliana, conquistaram a segunda colocação e medalha de prata, com o texto “Sabiás na chuva”. Para a produção do texto a aluna realizou uma entrevista com um morador antigo de Rio Negro. As etapas finais aconteceram em Fortaleza, Ceará. Aluna e professora participaram de passeios e atividades para aprimorar o talento para a escrita. Na ocasião, a professora Juliana foi novamente premiada pelo seu relato de prática “A fonte que a montanha guarda”.

CRÔNICA

A aluna Valéria Laroca Martins, do 9º ano da Escola Estadual Inácio Schelbauer e a professora orientadora Carla Borba, representada pela professora Juliana, conquistaram com a produção textual “Qual é a sua?” a terceira colocação e medalha de bronze na categoria “Crônica”. Valéria competiu com estudantes do último ano do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio das escolas públicas de todo o país. O encontro regional aconteceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde elas também participaram de passeios e de um workshop na área.

RESULTADOS

Para a Escola, ao participar da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro todos saem ganhando. Professores tem a oportunidade de refletir e compreender ainda mais a função social da escrita. Para os estudantes a produção de textos possibilita a ampliação de suas competências na linguagem oral, na leitura e na escrita.

A Direção e a família Inácio Schelbauer agradecem ao apoio recebido dos pais, da diretoria e coordenadoria da Escola Municipal Ricardo Nentwig, bem como a Secretária Municipal da Educação, Jussara do Rocio Heide, e a Rádio Nova Era, que tornaram esse sucesso possível.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

f

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.