
Foto: Divulgação/redes sociais
Várias fotos divulgadas neste domingo (12) e segunda-feira 13, nas redes sociais mostram a situação atual do rio Negro, que está com o nÃvel abaixo do normal devido à estiagem que atinge a região sul do paÃs. Muitos internautas ficaram preocupados e questionaram sobre o possÃvel racionamento de água.
O jornalismo do Click Riomafra entrou em contato com a Senepar e com a Casan, empresas responsáveis pelo abastecimento de água em Rio Negro-PR e Mafra-SC. Ainda não há decisão de racionamento de água nas duas cidades, mas ambas as empresas reforçaram o pedido para que a população economize água.
Não há previsão de grande quantidade de chuvas para a próxima semana em Riomafra.
Confira na Ãntegra as informações:
SANEPAR
A estiagem tem afetado sobremaneira o rio Negro, manancial de abastecimento da cidade. O nÃvel do rio, que numa situação de normalidade tem uma média de 1,50 m, hoje está apenas com 0,34 m, conforme monitoramento de nÃvel da Copel, com régua instalada embaixo da ponte de ligação Rio Negro – Mafra.
A Sanepar está estudando alternativas para melhorar a adução, no entanto, está encontrando bastante dificuldade pela indisponibilidade de outros mananciais e pelo nÃvel baixo em toda a extensão do rio Negro.
A orientação é que o consumo seja extremamente racional e econômico. Que a água seja utilizada apenas para a higiene pessoal e atividades imprescindÃveis, evitando o uso na lavagem de calçadas e carros. Recomenda-se também o reaproveitamento da água usada por máquinas de lavar roupa, por exemplo.
CASAN
Apesar do rio Negro estar com o nÃvel abaixo do normal, o ponto de captação de água bruta da Casan opera dentro de segurança técnica e o municÃpio segue com fornecimento de água regularizado. Algumas imagens que circulam em redes sociais não são do ponto de captação da Casan, mas de uma outra empresa de saneamento, que também obtém água no Rio Negro. (Sanepar).
A segurança de operação em Mafra se dá pelos investimentos e pelas melhorias que vêm sendo realizadas realizados no municÃpio e também em função de operações preventivas, como a limpeza do crivo presente na captação do Rio Negro e também do poço de sucção onde estão instaladas as bombas.
A Casan alerta, no entanto, que medidas de economia são sempre muito importantes, especialmente em perÃodos de estiagem e neste momento em que a água é um dos principais recursos para enfrentamento da pandemia de coronavÃrus. A agência local estima que com o isolamento social houve um aumento de aproximadamente 30% no consumo de água.Â
 A Companhia pede a colaboração de todos os moradores para que priorizem o uso da água em atividades essenciais e evitem principalmente a lavação de pátios, calçadas e carros. Reduzir o tempo no banho e manter a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba, lavar louças e roupas são outras contribuições muito importantes.
DICAS DE ECONOMIA
De acordo com o site Clima Tempo, não há previsão de chuva constante para os próximos dias em Rio Negro e Mafra. Portanto, a população deve economizar água o máximo possÃvel. Confira algumas dicas: