Estrutura do Movimento de Schoenstatt poderá ser transferida para o “Seminário” de Rio Negro
Há 5 meses - Atualizado em
Por Assessoria

A atual gestão municipal de Rio Negro preza pela preservação do patrimônio público e pelo respeito às crenças religiosas. Por isso, a Prefeitura iniciou os trâmites para transferir para uma área do Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa (Seminário) a histórica ermida que atualmente se encontra em um imóvel público no Centro.

Trata-se de uma estrutura que possui uma imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt e faz parte da história de Rio Negro e do Movimento Apostólico Internacional de Schoenstatt, que é um movimento mariano fundado em Schoenstatt, na Alemanha, em 18 de outubro 1914 pelo padre José Kentenich, que por aqui esteve no período de 08 a 11 de abril de 1947.

Uma reunião foi realizada no gabinete do prefeito Alessandro Cristian von Linsingen nesta segunda-feira para tratar dos detalhes da mudança. Participaram do encontro algumas das dirigentes do movimento em Rio Negro: Ana Maria Witt, Maria Rosi Ribas e Terezinha Delponte. A vereadora Milene Torres Gonçalves Stall, que é uma apoiadora do movimento, e o engenheiro da Prefeitura, Vinicius Schmidt, também estiveram presentes.

Durante a conversa foi ressaltada a importância da ermida para o município e houve a concordância de todos para a transferência da estrutura. Em maio deste ano o prefeito conversou com o novo padre administrador da Paroquia Senhor Bom Jesus da Coluna, Sercio Ribeiro Catafesta, que também concordou com a mudança de local.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O pesquisador Ever Lisboa também participou do encontro e lembrou que o Movimento de Schoenstatt também foi importante para o seminário de Rio Negro, pois os franciscanos tinham muita devoção à Virgem Maria e receberam o padre José Kentenich no local em 1947. Desta forma a ermida ficará em um local de grande relevância religiosa.

Como todos concordaram com a ideia, agora a equipe de engenharia da Prefeitura iniciará os estudos técnicos para avaliar se de fato é possível retirar a estrutura do atual local com segurança. Com um parecer favorável, a previsão é que a inauguração do novo espaço religioso ocorra em outubro deste ano, especificamente no dia 18, que é quando acontece o Dia da Aliança do movimento de Schoenstatt. O local escolhido fica em uma bonita área verde próxima da capela do seminário.

Com a estrutura em um ambiente aberto e acessível para todos, sem dúvida o turismo religioso de Rio Negro ficará ainda mais forte. O parque ecoturístico recebe milhares de visitantes todas as semanas. A fé da população católica também será fortalecida com um espaço ideal para momentos de orações e reflexões.

A estrutura também possui uma pedra que veio do campo de concentração de Dachau, Alemanha. Padre José Kentenich foi prisioneiro neste campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Isso torna a estrutura ainda mais valoriza com relação à história.

Por décadas a ermida foi utilizada pela população local e por muitos devotos da Virgem Maria de várias regiões como um local de reflexão e de muita oração, principalmente para as mães gestantes e para os recém-nascidos na cidade. Atualmente o local não fica aberto para visitação, mas é mantido com os devidos cuidados pela Secretaria Municipal de Saúde.

De modo geral a imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt faz parte da vida de muitos rio-negrenses. Muitas casas recebem as capelinhas que fazem parte da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. No dia 15 de abril de 1948 o padre José Kentenich expressou o desejo: “Levem a Imagem da Mãe de Deus e deem um lugar de honra nos lares, assim eles hão de se tornar pequenos santuários nos quais a Imagem de graças se manifestará, operando milagres de graças, criando uma Santa Terra de Famílias e formando santos membros da família”.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.