Estudantes de Riomafra participarão do Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito em Leme-SP

Por Assessoria - 04/05/2018

Os municípios de Rio Negro e Mafra, lindeiros a BR 116, rodovia administrada pela Arteris Planalto Sul, estarão muito bem representados no 3º Fórum Arteris pela Segurança do Trânsito, em Leme-SP. O evento tem por objetivo fomentar discussões, instrumentalizar debates, promover a produção de conhecimento e a troca de experiências sobre desafios e soluções para redução dos índices de acidentes e para a consolidação de uma cultura de valorização da vida.

Para o encontro que acontece nos dias 7, 8 e 9 de maio, em Leme (SP), entre os mais de 70 jovens selecionados, dois são de Rio Negro e dois de Mafra.

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Jonathan Eduardo Dacoregio Vieira, de 18 anos e Jessica Helen Rodrigues, de 26 anos, alunos da Escola Municipal Tia Apolônia – EI EF Modalidade Educação Especial, de Rio Negro/PR, tiveram seus projetos selecionados e vão para o Fórum da Juventude compartilhar experiências e aprender um pouco mais sobre os assuntos relacionados à segurança no trânsito.

Jessica fez seu projeto baseado na dificuldade de mobilidade, com objetivo de chamar a atenção dos órgãos públicos, para assegurar o direito de ir e vir com segurança e autonomia. “ Tenho muitos amigos cadeirantes e com dificuldades de locomoção. Ao realizarmos pequenas caminhadas notei dificuldade na locomoção das cadeiras de rodas e dos alunos com dificuldades motoras, devido às calçadas estarem desniveladas e não possuírem rampas de acesso, bem como não possuir vagas preferenciais de estacionamento para deficientes e idosos nas imediações da escola em espaços públicos, como ginásio de esportes, supermercados”, frisou a aluna de Educação Especial.

Já o aluno Jonathan fez seu projeto sobre a melhoria da sinalização na área escolar, como faixas, lombadas e placas, itens primordiais para locomoção e segurança, principalmente de alunos com necessidades especiais.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

ESCOLA MUNICIPAL SÃO SEBASTIÃO

Djulliana Kamily Goffi, de 13 anos, aluna do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Básico São Sebastião, e Guilherme Fetter Dalmolin de 14 anos, também do 9º ano dessa escola, irão representar o município de Mafra em Leme/SP. Seus projetos propõem melhorias nas estradas rurais de Mafra e ações para a promoção da segurança de quem transita nas ruas do interior.

Para participar do evento, os jovens estudantes submeteram projetos e enviaram um vídeo com soluções de melhoria da segurança no trânsito em suas comunidades. Com base no material enviado, a Arteris selecionou os 75 jovens, de 46 municípios brasileiros.

“A Arteris acredita que o jovem é um agente de mudança fundamental para a promoção do trânsito seguro e, por isso, investe há três anos na consolidação de um espaço de formação de jovens embaixadores em segurança viária. Queremos dar ainda mais voz à juventude e conscientizá-la sobre a importância de se assumir responsabilidades perante a sua comunidade por meio de uma postura proativa e consciente”, afirma Alessandra Vasconcelos, Diretora de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da Arteris.

TRANSMISSÃO EM TEMPO REAL

No terceiro dia de encontro (08/05), os estudantes terão a oportunidade de apresentar para autoridades propostas de soluções para um trânsito mais seguro. O evento será transmitido ao vivo por meio do link http://www.arteris.com.br e pelas redes sociais da Arteris, a partir das 14h.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Fórum da Juventude Arteris pela Segurança no Trânsito é uma iniciativa promovida pelo Grupo Arteris que reúne estudantes de escolas públicas e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), participantes do Projeto Escola Arteris. O 1º Fórum reuniu, em 2016, 50 jovens estudantes de escolas do interior paulista como parte das comemorações aos 15 anos do Projeto Escola, programa da Arteris com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social. O evento rendeu bons frutos e o engajamento dos alunos na atividade foi fator decisivo para a expansão do projeto que, em 2017, passou a envolver escolas das áreas de atuação das concessionárias Estaduais e Federais, proporcionando aos alunos trocar experiências e soluções sobre segurança no trânsito, e capacitando-os como embaixadores da causa.

Os cinco alunos selecionados estudam em uma das 61 escolas de Santa Catarina que integram o Projeto Escola Arteris na Autopista Planalto Sul. O projeto capacita professores e fornece material pedagógico para que o tema da humanização do trânsito seja trabalhado de forma transversal no programa escolar.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.