Exposição científica em Rio Negro tem fósseis reais; entrada é gratuita
Há 5 meses
Por Assessoria

Não são apenas as esculturas de dinossauros que estão encantando o público em Rio Negro. Desde o último sábado ocorre no Receptivo “Domingos Severino Narloch” do Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa uma exposição científica especial com fósseis reais.

A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com o Centro de Pesquisa Paleontológica (Cenpaleo)/Museu da Terra e da Vida da Universidade do Contestado (UnC) Campus Mafra. A atração faz parte da programação da exposição “O Mundo dos Dinossauros – Dinos Park”, que tem entrada gratuita.

Na última sexta-feira, o evento que inaugurou o novo receptivo teve a presença do coordenador do Cenpaleo, doutor Luiz Carlos Weinschütz, que enfatizou a importância da parceria para levar o conhecimento até as pessoas. No local há, por exemplo, informações sobre os grandes mamíferos do sul do Brasil, dados sobre os dinossauros e pterossauros do sul, o berço dos dinossauros, as grandes extinções, além de materiais encontrados na região, como ossos e pegadas de dinossauros, fósseis de trilobita, mesossauro e peixe ósseo em concreção.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Neste final de semana o voluntário do Cenpaleo, senhor Vilson Greinert, compartilhou todo o seu vasto conhecimento científico para os visitantes do parque. Ele falou, por exemplo, sobre o pterossauro Keresdrakon vilsoni e outras espécies que compõem o Museu da Terra e da Vida.

Em 2019 uma nova espécie de pterossauro, réptil voador, foi descoberta em Cruzeiro do Oeste-PR. O réptil Keresdrakon vilsoni viveu entre 110 e 80 milhões de anos atrás, quando a região era desértica.

O nome de batismo do pterossauro, Keresdrakon vilsoni, significa “espírito dragão da morte”. “Keresdrakon” é a junção de Keres, que pela mitologia grega são espíritos que personificaram a morte violenta e estão associados à fatalidade e/ou pilhagem; e “drakon”, que pelo grego antigo é a palavra para dragão ou enorme serpente. “Vilsoni” foi dado em homenagem ao senhor Vilson Greinert, que dedicou centenas de horas preparando a maioria dos espécimes desse “cemitério dos pterossauros“ que fazem parte do acervo do Cenpaleo.

A exposição ficará disponível diariamente até o dia 03 de agosto. O Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa fica localizado na Rua Juvenal Ferreira Pinto, nº 2070, bairro Seminário.

Confira a programação completa e as orientações:

  • 8h: Abertura do parque.
  • 9h: Abertura da exposição científica no receptivo.
  • 15h: Sessão diária de cinema no cine teatro.
  • Feira da Lua no estacionamento com alimentação e produtos locais, além da loja de artesanato aberta diariamente dentro do parque.
  • 18h: Encerramento das atividades do dia.

Regras importantes:

  • Como o parque é uma Unidade de Conservação, não é permitida a entrada de animais.
  • É proibida a presença de vendedores ambulantes no interior do parque.
  • Cuide da natureza: jogue o lixo na lixeira e ajude a manter nosso parque limpo!

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.