
Não são apenas as esculturas de dinossauros que estão encantando o público em Rio Negro. Desde o último sábado ocorre no Receptivo “Domingos Severino Narloch” do Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa uma exposição científica especial com fósseis reais.
A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com o Centro de Pesquisa Paleontológica (Cenpaleo)/Museu da Terra e da Vida da Universidade do Contestado (UnC) Campus Mafra. A atração faz parte da programação da exposição “O Mundo dos Dinossauros – Dinos Park”, que tem entrada gratuita.
Na última sexta-feira, o evento que inaugurou o novo receptivo teve a presença do coordenador do Cenpaleo, doutor Luiz Carlos Weinschütz, que enfatizou a importância da parceria para levar o conhecimento até as pessoas. No local há, por exemplo, informações sobre os grandes mamíferos do sul do Brasil, dados sobre os dinossauros e pterossauros do sul, o berço dos dinossauros, as grandes extinções, além de materiais encontrados na região, como ossos e pegadas de dinossauros, fósseis de trilobita, mesossauro e peixe ósseo em concreção.
Neste final de semana o voluntário do Cenpaleo, senhor Vilson Greinert, compartilhou todo o seu vasto conhecimento científico para os visitantes do parque. Ele falou, por exemplo, sobre o pterossauro Keresdrakon vilsoni e outras espécies que compõem o Museu da Terra e da Vida.
Em 2019 uma nova espécie de pterossauro, réptil voador, foi descoberta em Cruzeiro do Oeste-PR. O réptil Keresdrakon vilsoni viveu entre 110 e 80 milhões de anos atrás, quando a região era desértica.
O nome de batismo do pterossauro, Keresdrakon vilsoni, significa “espírito dragão da morte”. “Keresdrakon” é a junção de Keres, que pela mitologia grega são espíritos que personificaram a morte violenta e estão associados à fatalidade e/ou pilhagem; e “drakon”, que pelo grego antigo é a palavra para dragão ou enorme serpente. “Vilsoni” foi dado em homenagem ao senhor Vilson Greinert, que dedicou centenas de horas preparando a maioria dos espécimes desse “cemitério dos pterossauros“ que fazem parte do acervo do Cenpaleo.
A exposição ficará disponível diariamente até o dia 03 de agosto. O Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa fica localizado na Rua Juvenal Ferreira Pinto, nº 2070, bairro Seminário.
Confira a programação completa e as orientações:
Regras importantes:
