Grande ação ambiental é realizada em Rio Negro com a participação de voluntários
Há 3 meses
Por Assessoria

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, neste sábado foi celebrado em todo o mundo o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que ocorre anualmente sempre no terceiro sábado do mês de setembro.

Em Rio Negro a ação foi organizada pelo Sesc com o apoio das prefeituras de Rio Negro e Mafra e com a importante participação de diversas instituições e voluntários – de todas as idades – que valorizam esta boa causa.

A programação iniciou às 8h30 na Praça Max Wolff Filho (Praça dos Correios). Entre as autoridades presentes estava o prefeito de Rio Negro, Alessandro Cristian von Linsingen; o vice-prefeito de Mafra, Carlos Nitz; a vereadora de Mafra, Miriam Clara Schloegl; e o gerente do Sesc Rio Negro, Henrique Gaio.

Após os discursos das autoridades, que enfatizaram a importância desta ação para o cuidado e preservação do nosso bem mais precioso, que é o rio Negro, o bom público presente acompanhou a peça teatral “A Última Semente”, apresentada pela ComArte Eventos. Com foco na sustentabilidade, as barracas das instituições participantes também colaboraram para a propagação de informações relevantes sobre os cuidados com o meio ambiente. A presença da imprensa local também foi de grande importância para a valorização da ação.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em seguida foi realizado o mutirão de limpeza às margens do rio Negro, a soltura de peixes e o plantio de mudas nativas. Passeios com embarcações também foram realizadas nas águas do rio Negro dentro da programação do evento.

A Prefeitura de Rio Negro participou da ação com servidores de diversas secretarias. Equipes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, por exemplo, colaboraram principalmente na limpeza das margens do rio e na destinação dos materiais, além do plantio de mudas nativas, que foram cultivadas no Viveiro Florestal Anízio de Andrade mantido pela Prefeitura.

Na ação deste sábado mais de uma tonelada de lixo foi recolhida pelos voluntários em diversas áreas próximas ao rio. Somente em uma área foi recolhido o suficiente para encher 18 sacos de lixos. Na sexta-feira, na ação realizada nas margens do rio Negro na região da Vila São Judas Tadeu, foram recolhidos lixos que encheram três caçambas.

Essa grande quantidade de lixo recolhido mostra que a conscientização ambiental precisa ser constante. Também evidencia a importância de eventos como este do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Este movimento faz parte do World Cleanup Day® e do International Coastal Cleanup®, movimentos internacionais que já envolveram milhões de voluntários em mais de 190 países. O objetivo é mobilizar as comunidades em mutirões de limpeza e, ainda mais importante, realçar a importância das ações individuais na conservação desses ambientes.

A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para esta década (2021 a 2030). Trata-se de um apelo global voltado principalmente ao objetivo 14, que versa sobre a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos, protegendo as diferentes formas de vida na água.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.