Histórica ermida do movimento de Schoenstatt é reinaugurada em Rio Negro
Há 2 semanas
Por Assessoria

A histórica ermida com a imagem da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt foi reinaugurada em Rio Negro na manhã desta quinta-feira em uma área do Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa, próxima da Capela Cônego José Ernser.

Anteriormente a estrutura da ermida estava localizada em um imóvel público no Centro. A Prefeitura realizou a transferência com o objetivo de preservar este importante patrimônio histórico do município, além de garantir o fácil acesso aos devotos que desejam ter momentos de oração e reflexão em um local tranquilo em meio à natureza. Com a mudança de local parte da estrutura foi modificada, mas a essência e a imagem foram preservadas.

Além disso, com a estrutura em um ambiente aberto e acessível, o turismo religioso de Rio Negro ficará ainda mais forte, pois a ermida será mais um espaço disponível aos turistas. O parque ecoturístico recebe milhares de visitantes todas as semanas. O novo espaço será utilizado por turistas devotos ou que buscam conhecer melhor a história local.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

PRESENÇAS

Diversos membros do movimento de Schoenstatt de Rio Negro e da região estiveram presentes, como o padre Marcelo de Souza, do Santuário de Curitiba, que abençoou o local; a Irmã Doralice Maria de Souza, dirigente regional; a Irmã Leonina, convidada especial; a senhora Terezinha Delponte, coordenadora do movimento em Rio Negro; a senhora Maria Rosi, vice-coordenadora e a senhora Sônia de Oliveira, membra do movimento que apresentou aos presentes o contexto histórico da ermida e de todo o movimento de Schoenstatt.

Também participaram do evento: o prefeito Alessandro Cristian von Linsingen; a vereadora Milene Torres Gonçalves Stall; o escritor e pesquisador rio-negrense Ever Lisboa; secretários municipais; servidores da Prefeitura, a comunidade em geral e participantes da Caravana Circuito Caminhos do Paraná, que estão com seus trailers e motorhomes no estacionamento do parque.

VALOR HISTÓRICO

A reinauguração da “Ermida Jardim de Maria” cria um novo capítulo na história de Rio Negro, já que a estrutura tem grande valor histórico e cultural, além de todo o contexto religioso que sempre fez parte da história do município. As Irmãs de Schoenstatt, responsáveis pela criação da ermida, trabalharam na antiga maternidade de Rio Negro e fazem parte da história de vida de muitos rio-negrenses que lá nasceram ou conviveram.

A estrutura faz parte do Movimento Apostólico Internacional de Schoenstatt, que é um movimento mariano fundado no vale de Schoenstatt, na Alemanha, em 18 de outubro de 1914 pelo padre José Kentenich, que visitou Rio Negro no período de 08 a 11 de abril de 1947. A ermida foi construída pelas Irmãs de Schoenstatt que aqui chegaram em 1943.

Por décadas a ermida foi utilizada pela população local e por muitos devotos de Nossa Senhora de várias regiões como um local de reflexão e de muita oração, principalmente para as mães gestantes e para os recém-nascidos na cidade.

De acordo com o pesquisador rio-negrense Ever Lisboa, a escolha de uma área do antigo seminário de Rio Negro para a colocação da ermida foi coerente, já que o local também faz parte da história do movimento. “O movimento de Schoenstatt também foi importante para o seminário de Rio Negro, pois os franciscanos tinham muita devoção à Maria Mãe de Deus e receberam o padre palotino José Kentenich no local no dia 09 de abril de 1947. Desta forma a ermida ficará em uma área de grande relevância religiosa e em um local que também foi abençoado pelo padre fundador. O atual parque ecoturístico faz parte do “Caminho do Pai”, então a ermida está no lugar certo”, afirmou.

A imagem da Mãe e Rainha de Schoenstatt também faz parte da cultura e da vida de muitos rio-negrenses. Até hoje muitas casas recebem as capelinhas que fazem parte da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.

TRANSFERÊNCIA

Em maio a ideia de realocar a ermida para a área do histórico seminário de Rio Negro chegou até o prefeito Alessandro Cristian von Linsingen e ao padre Sercio Ribeiro Catafesta, que é o atual administrador paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna.

Com a aceitação das duas autoridades, na sequência uma reunião foi realizada no gabinete do prefeito com representantes do movimento Schoenstatt em Rio Negro. A ideia novamente foi bem aceita por todos e então os trâmites para a transferência foram realizados pela Secretaria Municipal de Obras.

Estudos técnicos foram realizados para avaliar a melhor forma de retirar e transportar a estrutura com segurança. Os trabalhos envolveram equipes de engenharia da secretaria e construtores contratados pela Prefeitura, além da equipe do viveiro municipal, que preparou o jardim.

A data de hoje foi escolhida para a reinauguração por ser próxima do Dia da Aliança do movimento de Schoenstatt, que é celebrado todo dia 18 para a renovação da devoção e para recordar a fundação do movimento em 18 de outubro de 1914, quando ocorreu a Aliança de Amor entre o padre José Kentenich e a Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Mãe e Rainha Três Vezes Admirável são as honrarias dadas a Nossa Senhora.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.