Homenagem ao sargento Max Wolff Filho é realizada em Rio Negro
Há 4 meses
Por Assessoria

Na manhã desta quinta-feira (31), o 5º Regimento de Carros de Combate “Regimento Tenente Ary Rauen” (5º RCC) e a 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada realizaram um evento em celebração ao 114º aniversário do “Sargento Max Wolff Filho”, considerado o herói rio-negrense na 2ª Guerra Mundial.

O evento ocorreu na Praça Max Wolff Filho, no Centro de Rio Negro. Além do público e dos soldados que compõem as Organizações Militares do Exército, entre as autoridades presentes estava o comandante do 5º RCC, tenente-coronel André Rolim da Silva, o prefeito de Rio Negro, Alessandro Cristian von Linsingen; o vice-prefeito de Mafra, Carlos Nitz; o promotor de Rio Negro, Juliano da Silva; o secretário municipal de cultura e turismo de Rio Negro, Luiz Felipe Custódio de Oliveira; e o subtenente de cavalaria, Denílson da Rosa, adjunto de comando do 5º RCC.

Em seu discurso o prefeito Alessandro ressaltou a importância do evento para a valorização e preservação da história: “Max Wolff Filho foi um homem e um militar disciplinado. Que este dia seja marcado por esse momento de disciplina e de honra, e de sempre estarmos enfatizando o bem que fizeram tantos rio-negrenses e ainda fazem mundo a fora. Uma grande saudação hoje a este momento de homenagem ao nosso eterno Max Wolff Filho, o rio-negrense mais ilustre que tivemos aqui a oportunidade de eternizá-lo através desta bela praça. A eternização do nome Max Wolff Filho deve estar em cada criança, em cada adulto, para conhecer essa grande história, para não deixar que caia no esquecimento deste grande rio-negrense”.

O tenente-coronel André Rolim da Silva também salientou a importância do sargento Max Wolff Filho, que é uma das pessoas mais destacadas na história militar brasileira, muito pelos seus feitos, mas também por sua personalidade. “Max Wolff Filho está vivo em nossa memória, em nossos valores. A história da Força Expedicionária Brasileira está viva em nosso regimento, na bateria e nas Organizações Militares da nossa região. Sempre estaremos valorizando as figuras históricas militares, em especial aquelas da nossa região”, afirmou.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Max Wolff Filho nasceu em Rio Negro-PR no dia 29 de julho de 1911. Foi membro de uma família simples. Antes de ingressar na vida militar foi auxiliar na torrefação de café de seu pai e escriturário numa companhia que explorava a navegação do rio Iguaçu. Atendendo ao chamado da pátria, alistou-se voluntariamente para compor a Força Expedicionária Brasileira (FEB), criada para lutar nos campos de batalha da Europa. Tombou como herói à frente de sua patrulha na região de Montese na Itália.

LEIA TAMBÉM: Herói rionegrense na 2ª Guerra Mundial possui uma revista em quadrinhos

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.