Igreja Luterana de Rio Negro celebrou os seus 129 anos de história

Por Everton Lisboa (Click Riomafra) - 09/07/2018

Neste domingo (08) foi celebrado o Culto de Ação de Graças pelo aniversário da Igreja Luterana de Rio Negro. Já são 129 anos de testemunho da fé em Jesus Cristo e do amor cristão.

A programação iniciou às 9h30 com o culto que teve a participação especial do Coral Luterano que está em atividade há 75 anos, além de cânticos com a Banda Jovem, composta por adolescentes e jovens que participam nos grupos da Igreja. Houve ainda um relato histórico apresentado pelo Sr. Antonio Carlos Gross, resumindo as principais ações da missão da Igreja Luterana em Rio Negro e Mafra em sua atividade evangelizadora, educadora e de serviço cristão na sociedade ao longo dos 129 anos de presença e história em nossas cidades. As leituras bíblicas e parte da liturgia do culto foram coordenadas por lideranças leigas representantes do Presbitério da Igreja, do Coral Luterano e da Presidência da Paróquia na pessoa da Sra. Ernani Kvitschal.

Após o culto, mais de 200 pessoas entre famílias participantes da igreja, amigos da comunidade e visitantes, reuniram-se no salão da igreja para compartilhar um almoço saboroso preparado com muito carinho por várias equipes voluntárias. “Agradecemos ao Nosso Senhor Jesus Cristo por todas as bênçãos concedidas ao longo desta bela e relevante história de quase 130 anos, e pelo abençoado culto e almoço comunitário experimentados neste ensolarado domingo de inverno de 2018â€, comentou o P. Jairo Menezes dos Santos.

HISTÓRICO 

No dia 09 de julho de 1889, famílias de imigrantes alemães identificados com a fé evangélica de Confissão Luterana se reuniram para organizar uma nova comunidade cristã em solo brasileiro. De início esta comunidade fora fundada por quase 30 famílias luteranas lideradas pelo Pastor Wilhelm Quast. Em 13 de agosto de 1889 foi lançada a pedra fundamental do futuro templo e em 27 de dezembro do mesmo ano ocorreu a inauguração deste primeiro templo da comunidade Luterana de Rio Negro.

Ao longo destes 129 anos, famílias e lideranças da Comunidade Luterana de Rio Negro e Mafra tem tido participação ativa e relevante em todos os segmentos das cidades irmãs de Rio Negro e Mafra, desde lideranças político administrativas como prefeito, presidentes da câmara de vereadores, secretários municipais, vereadores, no âmbito da educação professores e diretores de escolas e universidade, na área da saúde, na área da segurança pública, no segmento do comércio, da indústria e da prestação de serviços, na liderança de entidades de serviço social e humanitário em nossas cidades e na espiritual, na missão cristã e na formação na fé e na ética cristã das novas gerações.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Foto: Eduarda Skibinski

AÇÕES REALIZADAS 

Na atualidade a comunidade Luterana de Rio Negro, que começou com de 30 famílias, congrega mais de 400 famílias residentes em Rio Negro e Mafra e expandiu seus ministérios, pastorais, grupos de comunhão e serviço cristão, grupos de canto-coral e louvor a Deus, círculos bíblicos, ministérios com crianças, adolescentes, jovens, casais, pessoas idosas, programas de formação de lideranças, visitação aos enfermos nos hospitais e nas residências, promoção de valores junto as escolas e estudantes, ministérios do Acampamento Moriah, cooperação ecumênica em nossas cidades junto com a Igreja Católica com seus padres e diáconos, e cooperação no testemunho, evangelização, missão e ação social em sintonia com outras igrejas evangélicas de nossas cidades, inserção a apoio a entidades, como o Giro e Lar São Francisco, dentre outras ações de parceria a serviço da vida digna de nossa sociedade.

Na preservação e perseverança no trabalho com grupos históricos como a OASE, que completou 105 anos de atividades, como senhoras auxiliadoras e testemunhas da fé e do amor cristão, integrando também amigas visitantes evangélicas e católicas ao longo de sua história como grupo. Neste ano de 2018 a Presidência da OASE pela dedicada senhora Juçara Petschow congregando em torno de 50 integrantes do grupo. Motivo de alegria também é o belo testemunho do Coral Luterano com uma história de Louvor a Deus e testemunho do amor de Cristo através dos instrumentos musicais e das vozes dos nossos coralistas, desde 23 de outubro de 1943 fundado sob regência do Pastor Melzer, depois durante décadas foi regido pela senhora Dirce  Stritzinger, e nos últimos 20 anos pelo regente Egon Werner.

Motivo de esperança é o trabalho desenvolvido com as crianças na escola dominical todos os domingos no horário dos cultos em Rio Negro às 9h30. Também se destacam os grupos de Adolescentes e Jovens todos os finais de semana e o trabalho de evangelização, educação das novas gerações e comprometimento missionário do Ministério Acampamento Moriah que leva a palavra e o testemunho do amor de Cristo para milhares de crianças, adolescentes, jovens, estudantes das escolas, homens, mulheres e famílias ministradas na Palavra de Deus e no convívio saudável e cristão em todos os seus eventos ao longo de várias décadas de Missão do Moriah, e de maneira mais intensiva nestes 15 anos de uso da casa de retiros e acampamentos do Moriah na Vila Ruthes. É gratificante perceber o comprometimento da Diretoria do Moriah e do Presidente Sidney Schlossmacher agregando dezenas de voluntários jovens e casais neste ministério de evangelização e formação de valores cristãos junto às novas gerações.

Assim podemos celebrar estes 129 anos de história e testemunho cristão da Comunidade Luterana de Rio Negro proclamando: “Rendei graças ao Senhor Deus, porque Êle é bom e o seu amor dura para sempre sua misericórdia dura para sempreâ€. (Salmo 106). Nossa gratidão ao Nosso Senhor Jesus Cristo Senhor da Igreja autor e mantenedor da fé e da missão cristã em todas as gerações.

Nosso reconhecimento à generosidade e dedicação da Diretoria da Comunidade de Rio Negro, seu Presidente atual Antonio Carlos Grossl e as lideranças de todos os ministérios da Igreja Luterana de Rio Negro. Nossa gratidão a todas as famílias que tem colocado seu coração, seu tempo, seus dons, seu dízimo a serviço do Reino de Deus a partir da Missão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e em Rio Negro, Mafra e Itaiópolis ao longo de quase 130 anos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.