
A 71ª edição dos Jogos Escolares do Paraná – fase regional já iniciou em Rio Negro. A solenidade de abertura ocorreu na noite da última sexta-feira no Ginásio de Esportes José Müller.
A realização da competição é do governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação e Secretaria de Estado do Esporte, juntamente com o Núcleo Regional Área Metropolitana Sul em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Negro, que oferece todo o apoio necessário para a realização do evento. Todas as secretarias municipais trabalharam incansavelmente em conjunto com as equipes do estado para proporcionar um grande evento a todos os participantes.
Os jogos ocorrerão no período de 02 a 07 de maio com a participação de mais de 2.500 alunos atletas. Confira no site da Prefeitura a programação completa: www.rionegro.pr.gov.br
ABERTURA
O evento de abertura teve a presença dos alunos atletas e suas delegações, autoridades e público em geral que aprecia a prática esportiva.
Após o desfile das delegações houve o hasteamento das bandeiras e a execução do hino do Brasil, do Estado do Paraná e do Município de Rio Negro. Durante o seu discurso o prefeito Alessandro Cristian von Linsingen declarou oficialmente aberta a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná em Rio Negro.
O evento também teve a entrada do fogo simbólico e acendimento da pira olímpica. O atleta rio-negrense profissional da modalidade de Futebol de Campo, Carlos Eduardo Oliveira Dias, foi o responsável por esta bonita ação.
Carlos iniciou sua jornada esportiva com cinco anos de idade na escolinha do professor Sandro Bariuka, em Rio Negro. Depois seguiu treinando na Madema com o professor Jair. Também participou dos projetos esportivos oferecidos gratuitamente pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Rio Negro, onde treinava as modalidades de Futebol de Campo e Futsal.
Aos 13 anos de idade mudou-se para São José dos Pinhais, onde começou sua caminhada nas categorias de base do Paraná Clube, ficando sete anos no Tricolor da Vila, onde com seus 20 anos de idade, após uma ótima participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior, fez sua estreia na equipe profissional, assumindo logo a titularidade do meio campo paranista, onde se destacou rapidamente, sendo logo vendido para a equipe do Apoel FC do Chipre em 2020. No Chipre, Carlos Dias atuou por três anos, adquirindo uma grande experiência ao participar de competições europeias, como a UEFA Europa League e o campeonato cipriota pelas equipes do Apoel e do Paeek até a temporada 2023/2024, onde após estas passagens foi para os Emirados Árabes, onde atuou ao Al Fujairah por uma temporada, participando de 28 jogos.
A honraria do “juramento do atleta” foi realizada pelo aluno atleta Lucas Hoffmann Scheffer, que se destaca no atletismo representando o município de Rio Negro em diversas competições, com destaque no Circuito Infantil de Corridas de Rua de Curitiba, sagrando-se vice-campeão geral em 2024 na categoria sub-14 na prova de 2 km.
A abertura teve a apresentação do Hino dos Jogos Escolares realizada pelo grupo “Musical EducaSom”. O hino é uma composição de letra e música do professor pedagogo e músico autodidata Reginaldo Rodrigues da Luz, elaborado por ocasião da abertura dos Jogos Escolares das Escolas Públicas realizados a nível nacional no país de Cabo Verde, na Ilha do Sal, África, em abril de 1995, onde o professor atuou como missionário por dois anos. O hino apresentado em Rio Negro já foi interpretado em várias aberturas de jogos escolares, tanto em nível de jogos internos, quanto a nível municipal e regional.
O grupo de danças urbanas do Studio de Dança Estela Fernandes também realizou uma bonita apresentação com a coreografia intitulada “Tempestade silenciosa”.
A abertura dos jogos também teve a apresentação da Banda Marcial do Colégio Cívico-Militar Presidente Caetano Munhoz da Rocha, que foi fundada no ano de 1973 como uma fanfarra. Em 1978 a fanfarra conquistou a categoria de banda marcial, marcando uma nova fase de desenvolvimento e profissionalização. Desde então a banda se consolidou na sua identidade musical e passou a desempenhar um papel importante nas atividades culturais e educacionais. Desde 1988 a banda tem sido liderada com maestria pelo regente Maestro Mauri Alcione Deniz, cuja dedicação e talento têm contribuído para o contínuo sucesso e crescimento do grupo.
PARTICIPANTES
Estão participando dos jogos os alunos atletas dos municípios: Rio Negro, Agudos do Sul, Araucária, Balsa Nova, Campo do Tenente, Campo Largo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piên, Quitandinha, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul. São esperados mais de 2.500 alunos atletas.
Os jogos escolares reúnem atletas de 12 a 17 anos, alunos de escolas estaduais, municipais e particulares. Eles disputam as modalidades: atletismo paradesportivo, atletismo, basquetebol, futsal paradesportivo, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez.
O município de Rio Negro está sendo representado pelo Colégio Agrícola Lysímaco Ferreira da Costa, Colégio Bom Jesus, Colégio Cívico-Militar Caetano Munhoz da Rocha, Colégio Cívico-Militar Dr. Ovande do Amaral, Colégio Estadual Barão de Antonina, Escola Estadual Alvino Schelbauer, Escola Estadual General Rabelo, Escola Estadual Inácio Schelbauer, Escola Municipal Tia Apolônia, Escola Referência/Mundo Mágico e Escola Sebastião Malaquias Gomes (APAE).
