
Em breve as vias públicas de Rio Negro, da cidade e do interior, ficarão 100% iluminadas com a tecnologia LED.
Na tarde de hoje foi instalada a primeira lâmpada através do contrato firmado entre o Município de Rio Negro e a empresa RN Ilumina Spe LTDA, que foi a vencedora do processo licitatório que gera a concessão administrativa para a modernização, otimização, expansão e manutenção da estrutura de iluminação pública do município. A empresa opera sob a designação de “Consórcio RN Ilumina”.
O prefeito Alessandro Cristian von Linsingen, juntamente com o engenheiro da Prefeitura, Vinicius Schmidt, esteve no local para acompanhar a instalação da primeira lâmpada LED na Rua Severo de Almeida.
A substituição das atuais lâmpadas vai gerar mais segurança aos cidadãos, mais qualidade e uma economia aos cofres públicos. Atualmente são aproximadamente 5.500 luminárias. As avenidas de Rio Negro que já possuem a iluminação LED há algum tempo são exemplos da qualidade e benefícios que essa tecnologia gera.
A troca das luminárias é baseada no projeto luminotécnico que atende ao uso do local, conforme normas. Está prevista uma redução de consumo de 58,7% com 100% LED. É importante ressaltar que os munícipes não terão um aporte adicional com a implantação deste serviço. Além da substituição das lâmpadas, durante a instalação haverá a troca de hastes antigas pelo modelo atual que garante uma melhor iluminação da via.
A previsão de conclusão da substituição de todas as lâmpadas é de um ano. As instalações seguirão um cronograma estipulado em contrato, iniciando pelas vias de tráfego mais intenso na área urbana. As equipes atuarão durante o dia e a noite. Atualmente são duas equipes, mas outras duas reforçarão os trabalhos.
SAIBA MAIS
A implantação da tecnologia LED em todo o município será realizada através de uma Parceria Público-Privada (PPP). As PPP são acordos entre os setores público e privado para a realização conjunta de determinado serviço ou obra de interesse da população. A parceria garante segurança e qualidade do serviço prestado. O prazo da concessão será de 20 anos.
Em uma PPP, a empresa normalmente fica responsável pelo financiamento, execução e operação do projeto. O setor público, em contrapartida, paga a empresa de acordo com o desempenho do serviço prestado. Uma vez vencido o contrato, tudo o que foi construído é do governo.
ATENDIMENTO AO PÚBLICO
A população rio-negrense tem à disposição um serviço de Call Center 24h que foi desenvolvido para oferecer um suporte completo, ágil e personalizado ao serviço de iluminação pública.
O número de atendimento é o 0800 100 6868. A ligação é gratuita e pode ser feita através de telefones fixos e aparelhos de celular. Através deste contato o munícipe pode informar caso identifique lâmpadas queimadas ou que precisam de algum serviço de manutenção nas vias, praças ou parques públicos.
