Investimento em saúde em Rio Negro cresce 130% no primeiro semestre
Há 4 meses
Por Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Negro encerrou o primeiro semestre de 2025 com um expressivo aumento no volume de investimentos e serviços prestados à população. O valor destinado à saúde teve um crescimento de 130,26% em comparação ao mesmo período de 2024 (janeiro a julho) – totalizando R$ 896.656,85.

Um dos principais destaques foi o aumento na realização de exames diagnósticos, como exames de sangue, ultrassons, eletrocardiogramas, endoscopias, tomografias, testes ergométricos, entre outros. No total, foram 28.157 exames realizados em 2025, frente aos 15.959 exames realizados no mesmo período de 2024 — um aumento de 76,43%.

Especificamente no caso da ultrassonografia, o crescimento foi ainda mais expressivo: 100,59%, passando de 503 exames em 2024 para 1.009 em 2025. Já os exames laboratoriais tiveram alta de 85%, saltando de 12.510 para 23.145.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O número de consultas médicas também apresentou crescimento. As consultas com clínicos gerais e outras especialidades para adultos aumentaram 16,05%, enquanto as consultas pediátricas cresceram 8,5%. Com um aumento de 2,1% na oferta, a fila para exames de raio-X foi totalmente zerada. A partir do segundo semestre, a demanda do raio-x será atendida conforme os agendamentos mensais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Poder Executivo, o objetivo é manter as filas reguladas, atendendo apenas à demanda do ano vigente, sem acúmulos de anos anteriores. A estimativa é que o tempo de espera para exames como ultrassonografia, raio-X e laboratoriais não ultrapasse dois meses.

A secretária municipal de Saúde, Mayra Luana Konell, explicou que compreende a angústia da população em relação à necessidade de deslocamento para fora do município em busca de atendimento. No entanto, ressaltou que nem sempre há prestadores disponíveis em Rio Negro, seja por ausência de especialidades médicas, pela oferta limitada de vagas, ou pelo fato de que as clínicas conveniadas atendem a diversos convênios além da Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, destacou que nem todas as clínicas privadas demonstram interesse em firmar convênios com o município. Diante desse cenário, reforçou que, para garantir o acesso dos pacientes ao diagnóstico e ao tratamento adequado, muitas vezes é necessário encaminhá-los para unidades fora do município, com o objetivo de agilizar a resolução de suas demandas de saúde.

Em algum momento, com a ampliação de prestadores municipais, essa será uma realidade cada vez mais tangível. Buscamos isso constantemente“, enfatizou a secretária municipal de Saúde, Mayra Luana Konell.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.