
A Assembleia Legislativa do Paraná realizou na noite desta quinta-feira (29) uma homenagem às iniciativas de inclusão. Mais de 90 pessoas foram homenageadas na sessão solene “Agentes de Mudança: Celebrando o Compromisso com a Inclusão”, proposta pelo deputado Alisson Wandscheer.
O evento celebrou a inclusão e o reconhecimento do trabalho de pessoas e instituições dedicadas ao acolhimento e à promoção da diversidade, valorizando as ações que inspiram, transformam e constroem uma sociedade mais acessível, humana e igualitária.
Entre os homenageados está a rio-negrense Jéssica Aparecida Kachorroski, que recebeu a menção honrosa em reconhecimento ao seu trabalho e dedicação na promoção da inclusão social de pessoas neurodivergentes.
Jéssica é fundadora do grupo Famílias Unidas Pelo TEA – Riomafra, onde as famílias atípicas se conectam, se apoiam e constroem juntas um espaço de escuta, pertencimento, acolhimento e luta por direitos. Ela também participa voluntariamente de ações que fortalecem a inclusão social de neurodivergentes.
O reconhecimento é uma demonstração do valor e do impacto das ações realizadas pela rio-negrense na construção de um ambiente mais justo e solidário. “Sua trajetória e compromisso inspiram a valorização da diversidade e reforçam a importância de continuarmos juntos nessa causa”, cita a mensagem do deputado Alisson, que fez a indicação. A cerimônia foi uma oportunidade para celebrar as contribuições e motivar outras pessoas e organizações a também se engajarem nessa importante transformação social.
“Receber essa menção honrosa me emociona profundamente, porque representa o reconhecimento de uma luta que é diária, coletiva e cheia de significado. O grupo Famílias Unidas pelo TEA nasceu da necessidade de nos fortalecermos. Somos mães, pais, familiares e cuidadores que se encontraram na dor, mas também na coragem de lutar por dignidade, respeito e inclusão para nossas crianças, adolescentes e adultos autistas. Esse grupo não é só um espaço de troca, é um verdadeiro refúgio de acolhimento, informação e resistência. Através dele, enxergamos que não estamos sozinhos. Agradeço imensamente ao deputado Alisson por este reconhecimento. Ele não é só para mim, mas para todas as famílias que, mesmo em meio às dificuldades, seguem lutando com amor e esperança”, enalteceu Jessica.
“É uma noite especial, carregada de significado. Uma noite para celebrar aqueles que fazem a diferença, que acreditam na inclusão como valor inegociável e que, com suas ações, transformam vidas e constroem pontes por onde antes só existiam muros”, ressaltou o deputado Alisson.
O parlamentar aproveitou a ocasião para tratar da realidade de pessoas que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil. Cerca de 2,4 milhões de brasileiros receberam o diagnóstico da condição, valor que corresponde a 1 a cada 38 pessoas (1,2% da população), de acordo com o Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme o mesmo levantamento, o país conta com 14,4 milhões de pessoas com deficiência, 7,3% dos brasileiros acima de 2 anos. Dentre os dilemas que atravessam essa população está o analfabetismo: a taxa é quatro vezes maior do que na população sem deficiência.
“Esse número revela barreiras que dificultam o acesso à educação formal e ao aprendizado, uma ponta do iceberg entre todos os desafios que estas pessoas com deficiência enfrentam ao longo de suas vidas”, denunciou o parlamentar, líder do Bloco Parlamentar da Neurodiversidade da Assembleia Legislativa do Paraná.
“Nos mostram que o autismo, a dislexia, o TDAH e a deficiência não podem ser tratados como exceção. Estão em nossas escolas, em nossas empresas, em nossas comunidades. Fazem parte da diversidade humana, que precisa ser compreendida e atendida por políticas públicas, sistemas educacionais e de saúde, e pela sociedade”, frisou.
O deputado Alisson relembrou a aprovação do Código Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista do Paraná, realizada pelo Parlamento em 2024. “Agora enfrentamos o desafio de implementá-lo com compromisso e responsabilidade. Uma lei só se torna verdadeiramente transformadora quando sai do papel e se concretiza em políticas públicas eficazes”, destacou.
A noite foi de reconhecimento, emoção e valorização de quem faz a diferença na vida de milhares de paranaenses. A sessão foi transmitida ao vivo e pode ser visualizada através do link:
