Mosquito Aedes aegypti é encontrado em Rio Negro e preocupa moradores

Por Gazeta de Riomafra - 11/03/2016
Vila Fronteira, como é conhecida a localidade, foi visitada pela nossa equipe de reportagem, onde foi encontrado o mosquito com as características do Aedes aegypti.
Vila Fronteira, como é conhecida a localidade, foi visitada pela nossa equipe de reportagem, onde foi encontrado o mosquito com as características do Aedes aegypti.

O jornal Gazeta de Riomafra vem alertando a população novamente sobre casos com o mosquito Aedes aegypti em Rio Negro, já que o mesmo vem causando graves doenças, sendo transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Na última semana, a reportagem do jornal noticiou foco de larvas de Aedes aegypti e neste início de semana, moradores de uma localidade situada atrás do Restaurante Fronteira, em Rio Negro, entraram em contato com a redação da Gazeta de Riomafra para fazer denúncias sobre a falta de prevenção sob o mosquito na comunidade. Chegando ao local, pudemos perceber o acumulo de lixos e materiais com água parada. O morador relata que já conversou e conscientizou os moradores da região para tomarem medidas preventivas quanto à doença, porém, ele alega que a situação continua a mesma. “Já tentei conversar com eles, expliquei sobre a doença e a preocupação que temos com o mosquito, mas não adianta†– disse o morador.

O denunciante comentou que no último sábado, sentiu o mosquito em seu braço, e matou antes de ser picado, deixando-o guardado para a comprovação e analise posterior. Nossa reportagem encaminhou o mosquito para Vigilância Sanitária local para análise. As semelhanças com o Aedes aegypti eram muitas, porém, o mosquito apresentava estado inviável para análise, o qual foi encaminhado para Curitiba para um melhor diagnóstico, porém acredita-se que o mesmo não seja um aedes aegypti, mas sim um Aedes albopictus, mosquito morfologicamente semelhante ao aegypti, porém sem potencial para causar estas doenças, muito comum em Riomafra.

Porém os técnicos da Vigilância Sanitária afirmam que o mosquito Aedes aegypti o causador das doenças, foram encontrados no bairro Roseira, após a publicação da matéria em que haviam encontrado apenas as larvas. Porém, os mosquitos analisados felizmente ainda não foram infectados pela Dengue, não transmitindo a doença para as pessoas que foram picadas pelo mesmo. Para o mesmo estar contaminado ele precisa sugar o sangue de uma pessoa que já esteja infectado com Dengue, Zika ou Chikungunya.

A Vigilância Sanitária comenta também, que a população confunde muitas vezes o Aedes aegypti com o pernilongo doméstico, devido as suas semelhanças. Portanto, é necessário analisar as diferenças para que possam se prevenir em caso de contato com o mosquito.

Um é muito ágil, se reproduz em água limpa, ataca em plena luz do dia e transmitem à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, doenças que tem preocupado a população nos últimos dias. O outro prefere a madrugada, põe seus ovos em água suja rica em matéria orgânica e atormenta as noites de sono com seu zumbido. Os dois espreitam nas sombras, dentro de casa, esperando a oportunidade de se alimentar com sangue necessário para produzir seus ovos. Com o verão, acelera-se o ciclo reprodutivo e de desenvolvimento dos dois mosquitos mais urbanos do mundo: o Aedes aegypti, o já conhecido vetor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, e o Culex quinquefaciatus, o pernilongo doméstico.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Caso você encontre o mosquito ou larvas, entre em contato pelos telefones 3642-6994 Vigilância Sanitária de Rio Negro ou 3642-8708 Vigilância Sanitária Mafra para que providências sejam tomadas.

A vigilância tranquiliza a população, pois como ainda não apareceu nenhum caso no município a situação está sob controle, não implicando na existência de Dengue. “O Aedes aegypti é um vetor. Não nasce com o vírusâ€. Por isso, complementa a importância de identificar os mosquitos e eliminá-los. As autoridades ressaltam que até o momento não foram encontrados nenhum foco de larvas ou do mosquito infectado. Porém a campanha de prevenção continua intensa.

A internauta Hellen Peichó, que trabalha no bairro Campo do Gado, em Rio Negro, entrou em contato com o Click Riomafra relatando a sua preocupação: “Esses dias matei um mosquito transmissor, e ultimamente está sendo frequente, pois não tem um dia que não vemos um e matamos. Acho muito interessante compartilhar isto, pois se as pessoas não tomarem conhecimento que já existe aqui na cidade o mosquito e que correm riscos, não irão se mexer para tentar exterminá-lo. A população precisa ter consciência e cuidar dos focos em suas residências e ao redorâ€.

Participe você também do Click Riomafra através do espaço Notícia do Leitor. Clique aqui e envie o seu conteúdo.

COMPARTILHE

3 COMENTÃRIOS

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.
  1. Cada um tem que fazer a sua parte eu faço a minha na minha casa, e o poder publico que multe quem não estiver fazendo.

  2. ISSO TUDO ACONTECE PRIMEIRO PORQUE O CIDADÃO NÃO ESTà NEM Aà EM CUIDAR DE SEU QUINTAL, MAS TAMBÉM ACONTECE PORQUE O PODER PÚBLICO ESTà AUSENTE DE FISCALIZAR E IMPOR REGRAS, MUITOS NÃO SE DÃO CONTA, MAS VEJAM NA ENTRADA DA NOSSA MAFRA TEM UM GRANDE CRIATÓRIO QUE IMAGINAMOS ESTEJA NOS CONFORMES DA LEI, UM MONTE DE FERRO VELHO, DE CARROS VELHOS ONDE SE CRIA MUITO MOSQUITOS, LOGO PRA CIMA MAIS UM, AQUELE QUE "PEGOU FOGO" E EM FRENTE à BANDAG, MAIS UM FERRO VELHO, GENTE O PODER PÚBLICO TEM QUE AGIR, TEM QUE ESTAR PRESENTE, NÃO PODE ACEITAR ISSO, FALO SOMENTE DE MAFRA, MAS VAMOS CRUZAR A PONTE E VAMOS PRA NOSSA CIDADE IRMÃ, NOSSA Là TAMBÉM TEM MUITO DISSO, ACHO QUE ISSO DEVE SER VISTO PELAS AUTORIDADES, POR ISSO PODER PÚBLICO DE NOSSAS CIDADES VAMOS AGIR E BOTAR EM PRÃTICA A BOA VONTADE E UNIR FORÇAS COM A POPULAÇÃO E AJUDAR à TODOS NESSA LUTA!

  3. O que eu acho de tudo isso, é uma vergonha pessoas que sabem e estão mais que informado sobre os pernilongos ta toda hora aparecendo na tv e esses dias esteve ate o exercito com o pessoal da saúde nas casas fazendo visitas e alertando sobre o perigo mais ninguém toma vergonha na cara e limpa seu quintal joga lixo em todo lugar parece que gostam de viver doente são muitos os abusados que fazem isso e se chegou aqui até que demorou agora pode ser que comecem a ter medo e limpem seus terrenos.

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.