Museu de Rio Negro apresenta acervo de peças e fotografias sobre a história indígena

Por Assessoria - 10/04/2017

A prefeitura de Rio Negro, através da Secretaria de Cultura e Turismo, abriu na última semana a Exposição alusiva ao “Dia do Índio”, no Museu Histórico Professora Maria José França Foohs, localizado em anexo ao prédio da prefeitura.

Esta exposição conta com peças, artefatos indígenas e fotografias que remontam a história dos primeiros habitantes do município, os índios Xokleng.

Além disso, mediante agendamento, será exibido o vídeo “Como vivem nossos índios hoje”, produzido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Rio Negro, que retrata a vida na comunidade indígena, principalmente da Aldeia Bugio, que é formada em sua maioria pela tribo Xokleng, descendentes dos Índios que viviam em nossa região.

O vídeo apresenta um resgate histórico, com depoimentos de indígenas que explicam como ocorreu a fixação da tribo no município de José Boiteux-SC, como se deu o processo de pacificação e como os costumes foram se modificando com o tempo. No vídeo os “anciões” contam como era a vida na comunidade antigamente. Também são retratados os costumes que ainda são mantidos e os que sofreram perdas ou mesmo desapareceram.

A exposição ficará aberta para visitas até o dia 07 de maio. O horário de atendimento é de terça a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, das 13h30 às 17h. Grupos maiores devem agendar visita pelo telefone 3643-7664.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.