População aponta possíveis locais de proliferação do mosquito da dengue em Riomafra

Por Gazeta de Riomafra - 19/02/2016

Na manhã desta segunda-feira 15, foi identificado um local como um possível foco de larva de dengue. Situado ao lado da Churrascaria Fronteira, na cidade de Rio Negro, o posto de gasolina que está abandonado há aproximadamente 10 anos está com suas rampas de trocas de óleo repletos de água parada, propícias para a proliferação do mosquito. Questionada a Vigilância Sanitária municipal, diz ter notificado o proprietário do local já, no entanto, não tomando providência efetiva para sanar o problema, fazendo-se assim, talvez a necessidade da intervenção do Ministério Público. Outro local com grande risco para a procriação do transmissor é a piscina do antigo clube Peri, no centro de Mafra e no antigo posto Lenzi, ambos encontram-se abandonados. Até o momento, medidas não foram tomadas para a intervenção nestes locais.

No último sábado 13, agentes do programa de Controle de Endemias das cidades de Mafra e Rio Negro, acompanhados de membros do 5º Regimento de Carros de Combate – Regimento “Tenente Ary Rauen”, realizaram campanhas de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, o qual é transmissor da Dengue e Zika vírus, que pode causar a microcefalia, e do vírus causador da febre Chikungunya. A ação foi focada em orientações e esclarecimentos sobre os mosquitos e as formas de eliminação de seus criadouros, além da distribuição de material educativo. Novas ações estão previstas pelas autoridades locais nas próximas semanas.

A rotina no combate à dengue deve ser diária durante todo o ano e sem intervalos. Os agentes responsáveis pelo combate a endemias devem inspecionar depósitos com água parada, redes de armadilhas e pontos estratégicos alocados em cemitérios, borracharias, rodoviária, entre outros.

Dengue Clássica

Febre alta, dores de cabeça, dores atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos. Perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores. Náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo. Além de dores nos ossos e nas articulações.

Dengue hemorrágica

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. Dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida Sangramento pelo nariz, boca e gengivas, manchas vermelhas na pele, sonolência, agitação e confusão mental. Sede excessiva e boca seca. Pulso rápido, dificuldade respiratória e perda de consciência.

Zika Vírus

Os sintomas do Zika vírus se confundem com os da Dengue, além de febre, dor nas articulações e músculos, aparece manchas vermelhas na pele. Ele pode ser transmitido através da gravidez e existe a suspeita de que também passe pelo leite materno, pela saliva e durante a relação sexual sem camisinha.

Um dos sintomas que diferente da dengue é a conjuntivite nos olhos, que é uma inflamação do olho e que provoca cor avermelhada nos olhos, sensação de picada que leva a lacrimejar, inchaço das pálpebras e secreção amarela.

Chikungunya

Doença causada por um vírus cujo contágio ocorre principalmente por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores dos músculos e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter chikungunya mais de uma vez e cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Combate ao Aedes aegypti

A única forma de prevenção é mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros.

Ao guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo; coloque lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada; não jogue lixo em terrenos baldios; mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água; não deixe água da chuva acumulada sobre a loja; se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva; no cemitério, encha os pratinhos ou vasos de planta e/ou flores com areia até a borda.

Roupas que amenizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo.

Quando há notificação de caso suspeito, as Secretarias de Saúde devem adotar ações de eliminação de focos do mosquito nas áreas à residência e ao local de atendimento aos pacientes.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.