Prefeito Alessandro sanciona lei que possibilitará construção de nova delegacia em Rio Negro
Há 7 meses
Por Assessoria

O prefeito Alessandro Cristian von Linsingen sancionou nesta terça-feira a Lei nº 3439/2025, de sua autoria, que autoriza o Poder Executivo a doar um imóvel de propriedade do Município de Rio Negro para o Estado do Paraná, que se compromete a edificar no terreno a nova sede da Delegacia de Polícia Civil.

O ato da assinatura ocorreu no gabinete do prefeito com a presença da delegada Maiara Kasmirski, da 2ª Delegacia Regional de Polícia de Rio Negro, e do vice-prefeito Marcelo Wotroba. O próximo passo é a formalização da escritura pública. Após isso o Governo do Estado do Paraná poderá iniciar os trâmites para a construção da nova delegacia. O início das obras está previsto para janeiro de 2026.

O terreno doado possui uma área de 1.843,86 m². Ele está situado de frente para o lado ímpar da Rua José Eduardo Henning, esquina com o lado par da Rua Maximiano Pfeffer, no bairro Estação Nova.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A nova delegacia garantirá um melhor atendimento ao público com mais conforto e segurança, acessibilidade e maior estacionamento. Também garantirá mais autonomia para o trabalho investigativo e resolutivo no combate a situações de criminalidade e uma melhor logística para a equipe de trabalho da polícia. O número de policiais civis também pode aumentar como consequência do maior espaço que a nova delegacia terá, gerando uma segurança pública ainda maior para Rio Negro.

Além disso, a delegacia ficará separada do Departamento Penitenciário (DEPEN), que atualmente ocupa o mesmo espaço da repartição policial na Avenida Ildefonso Camargo de Mello. Em 2021 o Governo do Estado do Paraná transformou o setor temporário de carceragem da 2ª Delegacia Regional de Rio Negro em uma cadeia pública de gestão plena sob responsabilidade do DEPEN.

Com a nova edificação no terreno doado pelo Município de Rio Negro haverá a tão importante separação dos ambientes físicos de carceragem e de repartição policial. Ou seja, os presos não ficarão na nova delegacia no bairro Estação Nova, pois a nova edificação será exclusiva para o atendimento direto ao público e para os processos administrativos da Polícia Civil.

Esta iniciativa da atual gestão do prefeito Alessandro mostra o bom relacionamento do Poder Público Municipal com a Polícia Civil. A importante parceria contribuirá ainda mais para o fortalecimento da segurança pública em Rio Negro, já que a doação do imóvel tem como objetivo colaborar para que o Estado do Paraná, que até então não possui imóvel próprio que atenda as necessidades do projeto, possa agilizar a construção deste novo prédio para a Delegacia de Polícia Civil.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.