
Nesta segunda-feira o prefeito Alessandro Cristian von Linsingen recebeu a visita do padre Sercio Ribeiro Catafesta, que desde o dia 22 de março deste ano exerce seu ministério sacerdotal como administrador paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna de Rio Negro.
O padre, que é natural do Rio Grande do Sul, enalteceu os encantos do município e todo o contexto histórico e religioso que Rio Negro possui. O prefeito reafirmou o compromisso da Prefeitura de continuar sendo uma grande parceira da Igreja Católica com ações voltadas ao fortalecimento da fé cristã e do bem-estar da população.
Uma das ações tratadas na conversa é a preservação da histórica estrutura localizada no Centro, que possui uma imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt. A estrutura faz parte da história de Rio Negro e do Movimento Apostólico Internacional de Schoenstatt, que é um movimento mariano fundado eem Schoenstatt, na Alemanha, em 18 de outubro 1914 pelo padre José Kentenich, que esteve em Rio Negro.
Por décadas a pequena ermida foi utilizada pela população local e por muitos devotos da Virgem Maria de várias regiões como um local de reflexão e de muita oração, principalmente para as mães gestantes e para os recém-nascidos na cidade. Atualmente o local não fica aberto para visitação, mas é mantido com os devidos cuidados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Uma das ideias citadas na conversa do prefeito com o padre é realocar a estrutura – que lembra uma gruta – para o Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa (Seminário de Rio Negro), que mantém em sua essência um contexto religioso de muita devoção à Virgem Maria.
Além de garantir um local de fácil acesso aos devotos, a “gruta” dentro do parque ecoturístico pode fortalecer ainda mais o turismo religioso em Rio Negro, atraindo devotos de várias regiões do Brasil e de outros países.
