Prefeitura de Rio Negro define novas medidas para reforçar a segurança nas escolas
Há 3 anos - Atualizado em
Por Assessoria

Na tarde desta segunda-feira (10), estiveram reunidos representantes da Polícia Militar, Patrulha Patrimonial, técnica de Segurança do Trabalho e a Secretaria de Educação de Rio Negro para elaborar estratégias de enfrentamento de pânico nas unidades municipais.

Na oportunidade, ficou estabelecida a criação da “Brigada de Proteção Escolar” em cada unidade, composta de membros da equipe gestora, professores e funcionários, os quais passarão por Capacitações em Segurança Escolar oferecido pelo Batalhão de Policiamento Escolar Comunitário do Paraná em parceria com a Secretaria Estadual do Paraná.

Após a capacitação, serão estabelecidos protocolos personalizados indicados pela Polícia Militar e especialistas em cada unidade escolar, contemplando medidas de segurança conforme a planta de cada prédio, buscando alternativas de rotas de fuga, local seguro, bem como outras medidas que visem a proteção dos alunos.

Essa medida é considerada de extrema importância, levando em conta que cada unidade escolar tem suas características, seu projeto arquitetônico, vulnerabilidades, que somente especialistas em segurança podem apontar.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além disso, serão previstos treinamentos de alunos, professores e funcionários, em simulações  específicas de ataques para que todos saibam como agir em situações de emergência.

Serão instalados “Botões do Pânico” em todas as unidades, e interfones nos portões das escolas que ainda não o possuem, bem como rondas ostensivas da patrulha patrimonial intensificadas em nossas creches.

Também, serão tomadas medidas administrativas para evitar a circulação de pessoas , como o impedimento da entrada dos pais nos horários de entrada e saída das aulas. O atendimento na Secretaria deverá ser agendado e a retirada de crianças fora do horário estabelecido deve ser evitada.

Alertamos também para a grande veiculação de fake news, e pedimos que evitem compartilhar mensagens não oficiais.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.