O prefeito Wellington Bielecki concederá a partir do próximo pagamento, reajuste salarial aos servidores municipais efetivos de Mafra, incluindo os admitidos em caráter temporário e os titulares de empregos públicos. Para tanto enviou na sexta-feira, 05, projeto de lei à Câmara Municipal, concedendo revisão geral anual o percentual de 4,38% correspondente à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC. Os servidores ocupantes de cargos em comissão não serão atingidos, uma vez que já houve adequações salariais na última reforma administrativa, constante na lei complementar nº 044/2017.
Segundo o secretário municipal de Fazenda e Planejamento, Enalto de Oliveira Gondrige, a intenção do prefeito era conceder aumento maior para os funcionários, como forma de reconhecimento pelo bom trabalho realizado em todas as áreas, porém levantamento feito pela secretaria concluiu pela possibilidade de conceder o percentual de revisão geral, pelo fato da crise econômica nacional e as consequentes dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios. “O poder executivo buscou cortar alguns gastos a fim de atender este reajuste que é uma previsão constitucional e obrigatória”, explicou Enalto. O reajuste será acrescido ao salário dos servidores no próximo pagamento com data agendada para 31 de maio.
Já em Rio Negro, os servidores da prefeitura de Rio Negro receberão o próximo salário com um reajuste de 7,46%. O percentual repassa a inflação integral somada do ultimo reajuste a 1º de janeiro de 2016 até 1º de maio de 2017.
Ficam de fora do reajuste os agentes políticos: prefeito, vice, secretários municipais e cargos equivalentes de procurador geral, chefe de gabinete e controlador interno.
Para o prefeito Milton Paizani, o momento de crise no país que traz sérias dificuldades para as prefeituras recomenda cautela nos gastos, contudo acha injusto repassar a conta para os funcionários pagarem, entendendo que esses devem receber pelo menos o repasse da inflação em seus salários. “Sei que teremos problemas financeiros e fiscais pela concessão dessa reposição salarial já no ano que vem, mas temos que ter mecanismos para dar cumprimento à previsão legal da data base, com planejamento e diminuição de custeio da prefeitura”, disse o prefeito.
O Piso Salarial Municipal passou a ser de R$ 1.014,00 também a partir de 1º de maio. Segundo o Secretário Municipal da Fazenda Wilson Scheuer, esse reajuste vai impactar a folha em mais R$ 1.640.000,00 até o final do ano. O reajuste será discutido e votado na Câmara de Vereadores nos próximos dias.