A Itaipu Binacional e a Itaipu Parquetec realizaram na manhã desta quarta-feira o seminário “O Futuro do Trabalho” com a presença de alunos do Colégio Estadual Barão de Antonina e do Colégio Agrícola Lysímaco Ferreira da Costa, além de professores, gestores e representantes de instituições e secretarias municipais de Rio Negro.
Durante o evento, realizado no Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral, foi possível entender como as novas tecnologias estão transformando o trabalho. Foram apresentadas reflexões e debates sobre as transformações nas profissões diante do avanço da inteligência artificial e das novas tecnologias. Materiais informativos também foram distribuídos aos participantes.
A palestra foi apresentada por Alexandre Sayad, que é jornalista, educador e escritor, mestre em Inteligência Artificial e Ética pela PUC-SP e doutorando em governança de IA na educação básica pela Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha. Atua como consultor em educação midiática para a UNESCO, possui trajetória internacional na área e é apresentador do programa “Idade Mídia”, do Canal Futura, além de autor de obras sobre inteligência artificial, pensamento crítico e cultura digital.
APOIO E IMPORTÂNCIA
Representando a Itaipu Binacional esteve presente no evento o coordenador de núcleos regionais do Projeto de Governança Participativa, Arielton Alves, e o coordenador do Núcleo de Cooperação Socioambiental, Dionisio Cecilio da Silva Filho.
Arielton agradeceu a Prefeitura pelo apoio no evento e reforçou o compromisso da Itaipu com o desenvolvimento do município. “A Itaipu tem esse compromisso social de fazer a transformação e mudar a vida das pessoas. Esse é nosso compromisso enquanto Itaipu e também é um compromisso da Prefeitura de Rio Negro. Para 2027 queremos retomar as atividades através do Núcleo com mais ações”, disse.
O prefeito Alessandro Cristian von Linsingen também participou do seminário. Ele deu as boas-vindas a todos e deixou uma mensagem de otimismo aos estudantes: “A geração de vocês tem tudo. Informação a um piscar de olhos ao mexer no celular. Mas não se esqueçam de algo fundamental, que é o conhecimento para fazer parte de uma geração que vai mudar a história de Rio Negro. Que tenhamos a certeza que a geração de vocês pode ser um agente transformador. Hoje vamos adquirir conhecimento com os grandes parceiros que já modificaram a história de vários setores de Rio Negro e continuam fazendo”.
A servidora municipal Flávia de Oliveira Braz Reiser representou no evento a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Negro. Ela destacou a importância da participação do município no Núcleo de Cooperação Socioambiental. Flávia também afirmou que Rio Negro já teve vários projetos contemplados nos editais da Itaipu e que mais ações serão realizadas em breve através da parceria.
CICLO DE SEMINÁRIOS
O novo ciclo de seminários no Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul foi iniciado nesta semana pelos Núcleos de Cooperação Socioambiental. A iniciativa percorrerá 21 municípios. A temática do evento realizado em Rio Negro está alinhada ao trabalho que os Núcleos já desenvolvem com as juventudes nos territórios, como as formações em Educação Midiática.
Por estarem familiarizados com a tecnologia, os seminários têm jovens como público prioritário, especialmente estudantes do ensino médio, cursos técnicos e ensino superior, com foco no fortalecimento do protagonismo das juventudes na construção de um futuro mais justo, sustentável e cheio de oportunidades.
NÚCLEOS
Criados em 2024 no âmbito do programa Itaipu Mais que Energia, os 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental fazem parte de uma iniciativa alinhada às estratégias do Governo do Brasil voltadas ao meio ambiente e à transformação econômica e social. A ação, coordenada em parceria pela Itaipu Binacional e pelo Itaipu Parquetec com o programa Governança Participativa para a Sustentabilidade, abrange os 399 municípios do Paraná e 35 do sul do Mato Grosso do Sul, região prioritária da usina.
Os Núcleos funcionam como espaços de escuta ativa, formação e educação, baseados na metodologia da governança participativa. O objetivo é mobilizar coletivamente as instituições parceiras para melhorar a qualidade de vida e promover um futuro sustentável nas comunidades.
