
Foto: Lincolor
148 anos de emancipação política, uma data importante, para comemorar, festejar e principalmente repensar a nossa querida Rio Negro. Resgatar os ideais daqueles que no dia 15 de novembro de 1870 comemoraram o ato de emancipação política da nossa cidade.
Precisamos questionar realmente se Rio Negro está no caminho certo. Em dois anos vamos comemorar 150 anos! Qual o legado que ficará para as gerações futuras? Quais são as perspectivas para nossa cidade? Como será Rio Negro no dia 15 de novembro de 2070?
Hoje a cidade vive o momento, vive de forma programada, onde o asfalto na rua se tornou o principal objetivo dos nossos governantes.
Nos últimos anos nada de diferente para o desenvolvimento do município foi anunciado, nada! Faz algum tempo que não é anunciada a chegada de uma nova empresa no município, na verdade, vemos apenas elas indo embora e outras fechando por falta de apoio. Nossos jovens estão buscando alternativas em outras cidades. Também a cada dia aumenta o número de imóveis à venda e para locação na cidade… Cadê o desenvolvimento???
Rio Negro precisa de mais, precisa de mais ações, precisa de desenvolvimento social, cultural e principalmente econômico. Não podemos correr o risco do município se tornar uma cidade dormitório. Queremos ver uma realidade bem melhor para a Rio Negro do futuro!
RIO NEGRO 148 ANOS
Antes dos imigrantes, Rio Negro era habitado em por índios botocudos. A região era caminho dos tropeiros, que conduziam o gado, pela “Estrada da Mata”, de Viamão/RS até Sorocaba/SP. Depois dos tropeiros foram chegando os imigrantes à região chamada de “Capela da Mata”, onde hoje fica Rio Negro.
De Capela da Mata ela passou a “Capela Curada” em 26 de julho de 1828. Rio Negro passou de Capela Curada à “Freguesia do Senhor Bom Jesus de Rio Negro” em 28 de fevereiro de 1838 e elevada à vila em 02 de abril de 1870.
No dia 15 de novembro de 1870 deu-se a instalação do Município de Rio Negro, com a posse da primeira Câmara de Vereadores. Em 20 de outubro de 1916, com o fim da Guerra do Contestado, o município perdeu uma parte de seu território, com o estabelecimento do acordo de limites entre Paraná e Santa Catarina. Esse território deu origem às cidades de Itaiópolis, Três Barras e Mafra.
Rio Negro apresenta hoje uma área total de 604,63km² e a sua população é de quase 34 mil habitantes.

Fotomontagem: Luiz Fernando Anselmo