Rio Negro comemora hoje 148 anos de emancipação política

Por Gazeta de Riomafra - 15/11/2018
Foto: Lincolor

148 anos de emancipação política, uma data importante, para comemorar, festejar e principalmente repensar a nossa querida Rio Negro. Resgatar os ideais daqueles que no dia 15 de novembro de 1870 comemoraram o ato de emancipação política da nossa cidade.

Precisamos questionar realmente se Rio Negro está no caminho certo. Em dois anos vamos comemorar 150 anos! Qual o legado que ficará para as gerações futuras? Quais são as perspectivas para nossa cidade? Como será Rio Negro no dia 15 de novembro de 2070?

Hoje a cidade vive o momento, vive de forma programada, onde o asfalto na rua se tornou o principal objetivo dos nossos governantes.

Nos últimos anos nada de diferente para o desenvolvimento do município foi anunciado, nada! Faz algum tempo que não é anunciada a chegada de uma nova empresa no município, na verdade, vemos apenas elas indo embora e outras fechando por falta de apoio. Nossos jovens estão buscando alternativas em outras cidades. Também a cada dia aumenta o número de imóveis à venda e para locação na cidade… Cadê o desenvolvimento???

Rio Negro precisa de mais, precisa de mais ações, precisa de desenvolvimento social, cultural e principalmente econômico. Não podemos correr o risco do município se tornar uma cidade dormitório. Queremos ver uma realidade bem melhor para a Rio Negro do futuro!

RIO NEGRO 148 ANOS

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Antes dos imigrantes, Rio Negro era habitado em por índios botocudos. A região era caminho dos tropeiros, que conduziam o gado, pela “Estrada da Mata”, de Viamão/RS até Sorocaba/SP.  Depois dos tropeiros foram chegando os imigrantes à região chamada de “Capela da Mata”, onde hoje fica Rio Negro.

De Capela da Mata ela passou a “Capela Curada” em 26 de julho de 1828. Rio Negro passou de Capela Curada à “Freguesia do Senhor Bom Jesus de Rio Negro” em 28 de fevereiro de 1838 e elevada à vila em 02 de abril de 1870.

No dia 15 de novembro de 1870 deu-se a instalação do Município de Rio Negro, com a posse da primeira Câmara de Vereadores. Em 20 de outubro de 1916, com o fim da Guerra do Contestado, o município perdeu uma parte de seu território, com o estabelecimento do acordo de limites entre Paraná e Santa Catarina. Esse território deu origem às cidades de Itaiópolis, Três Barras e Mafra.

Rio Negro apresenta hoje uma área total de 604,63km² e a sua população é de quase 34 mil habitantes.

Fotomontagem: Luiz Fernando Anselmo

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.
  1. 148 anos de Emancipação Política. Não sei pq insistem em dizer colonização… Rio Negro foi colonizada em 1829, quando vieram os primeiros imigrantes para cá. Portanto são 189 anos de Colonização! Ano que vem, 190 anos!!

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.