Rio Negro e Mafra poderão observar o eclipse lunar mais longo do século

Por Redação Click Riomafra - 27/07/2018

O eclipse lunar mais longo do século ocorre nesta sexta-feira (27). Será possível observar uma parte do fenômeno em Rio Negro e Mafra.

O fenômeno começa às 16h30, mas a Lua não terá nascido no Brasil. Mesmo assim, vamos poder observar uma parte da fase total – quando o satélite está inteiro na sombra – e da fase parcial (umbra). É só esperar a Lua nascer. Tudo acaba às 19h19.

A nascente da Lua em Riomafra será por volta das 17h49. Reúna a família e amigos para observarem essa beleza natural da vida. O ideal é ir para um lugar alto onde seja possível observar a Lua no horizonte perto das 18h. O fenômeno estará mais belo nesse período aqui nas cidades.

O ECLIPSE

Um eclipse lunar total acontece quando Sol, Terra e Lua se alinham, quando nosso planeta faz uma sombra no satélite. Isso faz a Lua ficar escura, perder o brilho, e é um fenômeno que pode ser visto a olho nu.

LUA DE SANGUE

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Lua desta sexta-feira também será de sangue – o fenômeno deixa o satélite com um tom avermelhado.

Isso acontece porque os raios do Sol são bloqueados pela Terra, mas passam pela atmosfera. A luz é a soma de todas as cores (arco-íris) e cada uma delas se comporta de uma forma quando chega na camada de ar ao redor do nosso planeta. A cor azul, por exemplo, se espalha muito mais que a vermelha – que acaba predominando. Por isso, teremos a versão mais “quente” do nosso satélite.

MARTE MAIS PERTO

Já foi descoberta água líquida em um reservatório no planeta vizinho, e agora ele estará muito perto da Terra. De acordo com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a distância será de 56 milhões de quilômetros, sendo que a média é de 228 milhões.

Além disso, ele aparecerá no lado oposto ao Sol, o que formará uma bela visão ao lado da Lua. Vale assistir o eclipse e ficar de olho no brilho do planeta vermelho.

* Com informações do site G1.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.