
O município de Rio Negro esteve representado nesta segunda e terça-feira no II Encontro Cuida Mais Paraná, que foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em Curitiba.
O Departamento da Mulher de Rio Negro marcou presença com a diretora Édina Regina dos Santos, em companhia da voluntária e primeira-dama do município, Poliana Ribeiro von Linsingen. A participação teve grande importância para a formação e integração.
O primeiro dia do encontro ocorreu no Palácio Iguaçu, com a presença de mais de 1.000 gestores municipais. Na ocasião houve entregas e anúncios voltados à política do cuidado e à promoção de direitos. Durante a abertura, o Estado lançou o Programa Municípios Antirracista.
No segundo dia a programação reuniu gestores municipais no Canal da Música para debates sobre cuidado, igualdade racial, povos tradicionais, políticas para mulheres e ações voltadas às pessoas idosas. As atividades do dia começaram com a apresentação da Diretoria de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, que conduziu o espetáculo Griô e a palestra “Trajetórias do Africano em Território Brasileiro”. As ações destacaram a influência da ancestralidade africana na formação do Paraná e reforçaram a importância da conscientização sobre a história e a resistência do povo negro.
Ainda pela manhã foi apresentado um panorama do Sistema de Governança da Política de Igualdade Racial, abordando as especificidades do Estado e o processo de Certificação Município Antirracista.
No período da tarde, a programação teve continuidade com a mesa sobre políticas públicas para mulheres, conduzida pela diretora de Políticas Públicas da Mulher da Semipi, Mariana Neres. Foram apresentados os programas Recomeço e Casa da Mulher Paranaense, além de ações de prevenção e atendimento. Participaram da mesa Terezinha Beraldo, Adriana Siuta e Carla K. Aguiar, com mediação de Deise Tokano.
Em seguida, o evento promoveu debate em parceria com a UNESCO e o Instituto Promundo, com foco na Década do Cuidado e no papel das masculinidades e paternidades na prevenção de violências contra as mulheres. Participaram a gestora da Unesco, Ana Paula Matias, e o diretor-executivo do Instituto Promundo, Miguel Fontes, com mediação de Mariana Neres.
Além das discussões sobre igualdade racial e políticas das mulheres, o segundo dia contou com a palestra sobre o artesanato no Paraná, conduzida pela Coordenação do Artesanato, com Pollyana Medeiros, que destacou a importância da valorização cultural e do fortalecimento da economia criativa no Estado.
