O novo piso salarial dos profissionais do magistério da educação básica será pago já neste mês de janeiro em Rio Negro. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo prefeito Alessandro Cristian von Linsingen e pela secretária municipal de educação, Vera Maria Pfeffer Schelbauer.
“Fizemos um esforço muito grande para colocar o novo piso nesta folha de pagamento, em janeiro. A valorização começa agora. Compromisso com quem transforma vidas por meio da educação. Você, professor, é prioridade”, afirmou o prefeito.
O pagamento passou de R$ 4.867,77 para R$ 5.130,63, válido para professores da rede pública de todo o Brasil, com jornada de 40 horas semanais. O reajuste ocorreu através da Medida Provisória nº 1.334/2026.
O piso salarial é o valor mínimo que professores devem ganhar em todo o país. De acordo com informações do Senado Federal, o percentual de reajuste deste ano representa um ganho real de 1,5% acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2025, que foi de 3,9%.