Rio Negro realizou três importantes conferências municipais
Há 6 meses
Por Assessoria

Três importantes conferências foram realizadas na última semana em Rio Negro: a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, 3ª Conferência Municipal de Políticas Para as Mulheres e a 13ª Conferência Municipal e Assistência Social.

Os eventos foram realizados na sede da Ordem dos Advogados (OAB) de Rio Negro com a participação de um grande número de pessoas, representantes de diversas localidades e instituições da cidade e do interior.

As conferências demonstraram o compromisso do município com o fortalecimento da democracia, a escuta ativa da população e a construção coletiva de políticas públicas mais justas, inclusivas e eficazes.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A abertura oficial ocorreu na manhã da quarta-feira. Entre as autoridades presentes estavam secretários municipais, presidentes dos conselhos municipais, a vereadora Isabel Cristina Grossl e o secretário de estado de desenvolvimento e família do Paraná, Rogério Helias Carboni.

No mesmo dia, durante à tarde, foi realizada a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Na quinta-feira pela manhã ocorreu a 3ª Conferência Municipal de Políticas Para as Mulheres e durante o período vespertino a 13ª Conferência Municipal e Assistência Social.

Durante os dois dias foram debatidas e definidas propostas relacionadas às políticas públicas que visam transformar o município de Rio Negro. Durante as conferências também foram eleitas as instituições/entidades que irão compor os conselhos municipais do Idoso (2025/2028), dos Direitos da Mulher (2025/2028) e da Assistência Social (2025/2027).

Também foram eleitos os delegados para as conferências estaduais da assistência social, dos direitos da pessoa idosa e das políticas para as mulheres. Apresentações culturais também fizeram parte da programação, como uma dança realizada por um grupo indígena Kaingang de Rio Negro.

As conferências foram estruturadas em eixos temáticos, que foram discutidos pelos participantes através de grupos de trabalhos. Também foram realizadas palestras com a finalidade de promover o aprofundamento do debate, contribuindo para o enriquecimento das discussões e o fortalecimento das propostas apresentadas durante a conferência.

As discussões da palestra magna e dos grupos de trabalho por eixos temáticos foram conduzidas pela profissional Arlete Torrezan, graduada em Serviço Social, com pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais, e atualmente pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e Gestão de Recursos Humanos. Possui vasta experiência profissional atuando em CRAS, CREAS e órgãos gestores da Assistência Social, com destacada atuação em gestão do trabalho, recursos humanos e financeiros. Já coordenou o CREAS, a Casa de Passagem, a Casa Lar do Idoso e o Programa de Semiliberdade. Atualmente, é coordenadora da Associação de Amigos do Autista (AMA) de Caçador.

Em seu discurso durante o encerramento, o prefeito Alessandro Cristian von Linsingen, que marcou presença nos dois dias, enalteceu a importância das conferências e a participação de todos. “A certeza é que enquanto estamos aqui, têm 32 mil pessoas esperando o que vai sair deste evento. Eu fiz questão de estar aqui nos momentos importantes, porque o prefeito precisa entender o que foi proposto, qual é o anseio da assistência social, do idoso e da mulher rio-negrense”, afirmou.

As conferências foram organizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Rio Negro, em conjunto com os conselhos municipais do Idoso, dos Direitos da Mulher e da Assistência Social.

É possível visualizar as fotos do evento através do link: https://drive.google.com/drive/u/3/folders/1fAU6AywlMNNztsiEwbdfZPW1DD6xXL1W

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.