
De 21 a 23 de agosto, o município de Rio Negro recebe o Festival Circula Paraná, projeto que leva teatro para diferentes regiões do estado. A programação inclui apresentações teatrais para alunos da rede municipal de ensino, bate-papo com artistas locais, oficinas em instituições e peças ao ar livre para a comunidade. Toda a programação é gratuita.
“Mais do que as apresentações, o festival promove encontros e momentos de troca entre os artistas e a comunidade. A nossa proposta é oferecer arte gratuita, de qualidade e feita com muito cuidado para as crianças e suas famílias”, comenta Eduardo Godoy, diretor da Estratégia Projetos Criativos e produtor do projeto.
A agenda inicia com uma série de oficinas nesta quinta-feira, 21 de agosto, passando pelo Colégio Estadual Pres. Caetano Munhoz da Rocha (oficina de fabricação de bonecos com materiais recicláveis e oficina de teatro musical), pelo CRAS Vila São Judas Tadeu (oficina de teatro de animação e memória afetiva para mulheres em vulnerabilidade social) e pela Casa de Repouso Sagrado Coração de Jesus (oficina de linguagem teatral para idosos). À noite, todo o elenco e equipe do festival se reúne com artistas locais para um bate-papo sobre o fazer artístico. O encontro é aberto para artistas de qualquer área e produtores culturais, e acontece no Receptivo Municipal (Parque Ecoturístico/Seminário) a partir das 19h.
Já na sexta-feira, 22, o Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral (Seminário) recebe alunos de escolas municipais para apresentação de quatro peças de teatro. A programação encerra no sábado, dia 23, com espetáculos para toda a comunidade no campo lateral do Parque Ecoturístico São Luis de Tolosa (Seminário). As apresentações iniciam às 14h e seguem durante toda a tarde, com entrada gratuita, classificação livre e tradução simultânea em Libras.
As apresentações que fazem parte da programação foram criadas por companhias com ampla atuação na cena teatral paranaense: Trakitana Produções, Cia LevAR-TE, Grupo Dia de Arte e O Maquinário de Teatro. Cada montagem aborda, de forma lúdica e sensível, temas que dialogam diretamente com o universo das infâncias. O projeto tem incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com apoio da Copel e parceria da Prefeitura de Rio Negro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A produção é assinada pela Estratégia Projetos Criativos e Inspire Projetos Criativos.
Além de Rio Negro, o festival passará esse ano por Palmas, Santo Antônio da Platina e Marechal Cândido Rondon. Toda a programação tem entrada gratuita e classificação livre. Os detalhes sobre horários e locais estão sendo divulgados no perfil do Instagram (@festivalcirculaparana).
TEATRO NO PARQUE
As peças que fazem parte da programação do sábado, dia 23, no Parque Ecoturístico, são:
14h – Entre o Sol e a Lua (Dia de Arte): a história de dois amigos em busca do sol e da lua, que descobrem o valor da amizade e da imaginação em uma jornada poética.
15h – O Cubo Mágico (Cia LevAR-TE): quatro personagens representam os elementos da música em uma narrativa cheia de cores, som e movimento, que convida o público a embarcar em um universo mágico.
16h – Fada Maria (Trakitana Produções): a fada Maria decide virar influenciadora digital para conscientizar os humanos sobre a preservação ambiental. Um espetáculo bem-humorado que fala com crianças e adultos.
17h – O Menino de Lugar Nenhum (O Maquinário de Teatro): dentro de seu quarto, um menino inventa mundos e histórias. A peça celebra a imaginação e o poder do brincar.

Fotos: Rogério Junior.