Rio Negro se destaca no 3º Encontro do Núcleo de Cooperação Socioambiental
Há 3 meses
Por Assessoria

Durante esta quarta-feira a Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec realizaram em Curitiba o 3º Encontro do Núcleo de Cooperação Socioambiental Vale do Ribeira e Suleste Paranaense em 2025 com o objetivo de fortalecer o diálogo, a colaboração e o compromisso com a sustentabilidade. O evento ocorreu no Setor Tecnologia UFPR – Campus Politécnico.

Este foi mais um encontro do ano com os núcleos com uma programação especial voltada ao fortalecimento das ações socioambientais em rede, com oficinas de capacitação e workshops para os participantes. O workshop foi sobre avaliação e monitoramento, com indicadores e métodos de coleta de dados, direcionado aos participantes dos núcleos para acompanhamento das atividades realizadas.

Os jovens dos núcleos também participaram de uma oficina de Formação Midiática e Educomunicação para Jovens. Direcionada a estudantes do Ensino Médio, a formação busca capacitar e engajar os participantes para se tornarem agentes no combate à desinformação sobre mudanças climáticas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Representando Rio Negro, os alunos Ana Luize Braz Reiser, Gabriel de Almeida Antunes, Graziela Evelyn de Souza, Henrique Mendes Dias e Isadora Catarina Rodrigues participaram da oficina de Formação Midiática e Educomunicação. Os jovens se destacaram com a elaboração de um vídeo sobre a preservação dos rios.

SOBRE OS NÚCLEOS

Em 2024 a empresa Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec, por meio do Governo Federal, lançaram 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental. Desde então a iniciativa reúne governos, universidades, organizações da sociedade civil e empresas para construir um futuro mais sustentável para os 399 municípios do Paraná e 35 do sul do Mato Grosso do Sul, região prioritária da usina.

A ação, que é parte do programa Itaipu Mais que Energia, tem como objetivo fortalecer a participação da sociedade na busca por soluções para os desafios socioambientais, como as mudanças climáticas. Os núcleos – que são ambientes apartidários, voltados ao bem comum da sociedade – atuam como espaços de diálogo e colaboração, promovendo a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de projetos conjuntos.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.