
No próximo sábado será realizado no Polo de Apoio Presencial Professor Francisco de Oliveira o evento “Oficinas de Pensamento Computacional nos Anos Iniciais da Educação Básica”, que é organizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Ponta Grossa, por intermédio do curso de licenciatura em Computação EaD.
As inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.even3.com.br/oficinas-de-pc-650509/
As vagas são limitadas. Para mais informações acesse o site ou visite o polo educacional de Rio Negro, que fica localizado junto ao Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa e Prefeitura, na Rua Juvenal Ferreira Pinto, nº 2070.
SOBRE O EVENTO
O evento acadêmico é dedicado à formação de docentes da educação básica, com foco especial em professores do ensino médio e dos anos iniciais, visando qualificá-los para o planejamento, a condução e a avaliação de aulas da disciplina de Pensamento Computacional, em processo de implementação curricular nos sistemas de ensino.
A programação contempla uma palestra de abertura sobre fundamentos do Pensamento Computacional e seus desdobramentos na BNCC, destacando competências, habilidades e objetivos de aprendizagem, bem como a articulação com letramento digital, resolução de problemas e interdisciplinaridade.
Em seguida, são oferecidas oficinas práticas orientadas para o cotidiano da sala de aula, explorando atividades “desplugadas”, sequências didáticas com programação visual, roteiros de uso de recursos digitais e propostas de avaliação formativa, sempre com exemplos concretos, planos de aula comentados e materiais de apoio reutilizáveis.
O evento privilegia metodologias ativas, a troca de experiências entre pares e a construção colaborativa de estratégias pedagógicas, de modo a favorecer a transposição didática dos conceitos para diferentes realidades escolares. Ao final, espera-se que os participantes elaborem uma sequência didática alinhada à BNCC e disponham de repertório de práticas e instrumentos que facilitem a implementação qualificada do Pensamento Computacional nos anos iniciais, fortalecendo a cultura de inovação pedagógica nas redes de ensino.