Riomafra em estado de alerta

Por Gazeta de Riomafra - 17/10/2015

Riomafra em estado de alerta

Mais uma vez as cidades de Rio Negro e Mafra estão em estado de alerta por conta das chuvas dos últimos dias, na iminência de enchente. Desde a última quinta-feira (08), a Defesa Civil de Mafra está realizando o monitoramento hidrológico do rio Negro e do rio da Lança e nesta quinta-feira (15), às 16h o nível chegou a 7,58 metros, 4,58 acima do nível normal. Até a tarde de segunda-feira (12), os rios estavam subindo em média 2 centímetros por hora. A Defesa Civil acompanha também a Secretaria Estadual de Defesa Civil, obtendo acesso a avisos e alertas em relação ao tempo.

A Defesa Civil de Rio Negro informa que doze famílias precisaram sair de suas casas por conta das cheias do rio Negro, três delas ficaram alojadas na Escola Ana Zornig.  A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão prestando auxílio na retiradas das famílias. A Prefeitura de Mafra registrou cinco famílias desabrigadas que saíram de suas residências por conta própria na terça-feira. Apenas uma remoção foi realizada e nenhuma família está alojada em abrigos, pois estão aparadas em casas de familiares. As famílias atingidas pelo alagamento são das vilas Solidariedade e Argentina. A Defesa Civil de Mafra está de prontidão, com os caminhões e abrigos a postos, para quando formos chamados agirmos rapidamente.

Previsão do tempo: quarta e quinta-feira com chuva e temporais em SC

O boletim meteorológico da Epagri/Ciram divulgado na terça-feira informou que as chuvas intensas de Santa Catarina superaram o esperado para todo o mês de outubro nas regiões do Planalto Norte, Planalto Sul e Litoral Sul, com acumulados acima de 100 mm. Em Mafra foi registrada precipitação de 140,0mm. As demais cidades do planalto norte, próximas à Mafra apresentaram os seguintes números: Rio Negrinho 115,4mm; Canoinhas 175,6mm; São Bento do Sul 131,6mm e Itaiópolis 122,8mm. Embora no município de Rio Negrinho as águas estão baixando rapidamente, cerca de 8cm por hora, o rio Negro ainda continua subindo, o que deve acontecer até a madrugada de hoje (14).

Segundo a previsão do tempo divulgada pela Defesa Civil nesta quarta-feira (14), retorna a condição de chuva para todas as regiões de SC, com intensidade moderada a localmente forte. Risco de temporal isolado com raios e granizo, especialmente no oeste e sul do estado. Na quinta-feira (15), no planalto norte há chance de aberturas de sol e rápida elevação da temperatura pela manhã, com pancadas de chuva a partir da tarde. Risco de temporal isolado com raios e granizo, com a chegada de uma nova frente fria. Já na sexta-feira (16), chove em todo o estado, melhorando no fim do dia especialmente no oeste e sul do estado. Temperatura em declínio.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Plantão

A Defesa Civil de Mafra comunica que está em estado de alerta, podendo ser acionada pelo cidadão em qualquer momento para ações de socorro imediato e recuperativas. Estará monitorando continuamente o nível das águas do rio Negro e do rio da Lança. Também já foi acionado o Plano de Contingência, o qual engloba a atuação de todas as Secretarias municipais em uma força tarefa para prestar assistência e minimizar os impactos sociais e ambientais no município. E manterá ainda os abrigos preparados para caso seja necessário a acomodação de alguma família que venha a ser removida de sua residência.

Lembrando que em caso de urgência os moradores devem entrar em contato diretamente com a Defesa Civil, através do telefone 3643-7742 ou com o Corpo de Bombeiros no número 193.

Recomendações

Pede-se que a população evite o contato com as águas dos alagamentos e não dirigir em lugares alagados. Também pedem para que seja evitado o transito em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Quanto às tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo o poder público aconselha os moradores para permanecerem em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em relação aos deslizamentos de terra deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.