Seminário de Educação Especial é realizado em Rio Negro
Há 3 meses
Por Assessoria

A Secretaria Municipal de Educação de Rio Negro realizou nesta quarta-feira o Seminário de Educação Especial 2025. O tema deste ano foi: “Aplicação da análise do comportamento e neuroplasticidade no contexto escolar”.

O evento ocorreu no salão da Sociedade Recreativa União Fuchs durante todo o período da manhã e tarde com a participação dos professores, estagiários e demais servidores que atuam na rede municipal de ensino.

Entre as autoridades presentes estava o prefeito municipal, Alessandro Cristian von Linsingen; a secretária municipal de educação, Vera Maria Pfeffer Schelbauer; a diretora do departamento de educação permanente profissionalizante, Kelly Lukasinski e a coordenadora de educação especial, professora Ghisleny Aparecida Maidl Fragoso.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Rio Negro, dentro do calendário escolar, realiza anualmente a formação continuada dos professores da rede de ensino em cumprimento das legislações municipais, bem como do Plano Municipal de Educação.

Com foco no contexto escolar, o seminário desta quarta-feira proporcionou momentos de muito conhecimento, reflexão e aprendizagem. O evento teve grande importância para fortalecer as ações educativas, promover a troca de experiências entre os profissionais da área, além de discutir e planejar melhorias para o sistema educacional municipal.

Apresentações culturais, pausas para o café e sorteios de brindes também estiveram na programação.

PALESTRAS

O evento teve como parceiro a Clínica de Desenvolvimento Neurológico Girassol. A palestrante no período da manhã foi a psicóloga Andressa Barros, diretoria da clínica, que possui ampla experiência eu Neuropsicologia, sendo mestre em Atenção Precoce, psicóloga analista do comportamento, especialista em autismo infantil e desenvolvimento infantil. Também é especialista em avaliações e psicodiagnósticos e em análise do comportamento aplicada, além de possuir certificação em Professional Crisis Management (PCM-2). A palestra teve como tema a “Aplicação da análise do comportamento e neuroplasticidade no contexto escolar”.

No período da tarde a palestra foi apresentada pelo psicólogo Yargo Rohrich Ferreira. Ele falou sobre a análise do comportamento e o manejo de crise no dia a dia. Yargo é pós-graduado em análise do comportamento aplicada à psicoterapia analítico comportamental. Também possui formação em comunicação aumentativa alternativa. Atua como psicólogo escolar, acompanhante terapêutico/profissional de apoio psicológico clínico e coordenador clínico.

MAIS CAPACITAÇÃO

As merendeiras que atuam na educação municipal também estiveram em formação durante esta quarta-feira, recebendo orientações sobre seletividade alimentar com a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação.

APRESENTAÇÕES CULTURAIS

O seminário teve a participação do Grupo de Teatro Municipal, que apresentou a peça “Escola Fraternal”. Na história uma doce professora e seus talentosos alunos mostraram para o estressado diretor uma pequena história, onde eles ensinam como é possível conviver com as diferenças e tornar o mundo um lugar incrível para viver.

Alunos da classe especial da Escola Municipal Celso Catalan apresentaram uma coreografia inspirada na canção “Somos” de Alok e Melim. A música transmite uma mensagem de união, solidariedade e esperança. A apresentação simbolizou a importância de estarmos juntos e construirmos um futuro melhor.

A Escola Especial Tia Apolônia também realizou uma emocionante apresentação com o tema “Acredite em você”.

O GIRASSOL

O evento teve como inspiração o Girassol, que é símbolo de força, luz e superação. Sementes da planta foram entregues aos participantes. “Plantem o Girassol e lembrem sempre das crianças, dos alunos que estão em nossas mãos e precisam de carinho e proteção”, destacou a secretária municipal de educação.

Além disso, uma bela mensagem foi transmitida a todos:

Assim como o Girassol se volta para o Sol, nós nos voltamos para a inclusão, acreditando que cada pessoa pode florescer com suas singularidades. Os girassóis são flores que encantam pela sua beleza e pela forma como seguem a luz do Sol. Eles nos ensinam sobre esperança, resiliência e a busca constante por um horizonte iluminado. Cada Girassol, apesar de semelhante, possui suas próprias características, cores e tamanho, assim como cada pessoa, única em sua maneira de ser e de existir.

Assim como o campo de girassóis só é belo porque reúne diferentes flores voltadas para a mesma luz, também a escola se torna plena quando valoriza cada aluno, com suas particularidades, potencialidades e formas de aprender.

É justamente essa diversidade que torna nossa jornada tão rica e significativa.

Que este evento seja um momento de inspiração, renovação e aprendizado.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.