Como ter excelência na minha função hoje? E mais do que isso, como ter atitude, realizar um atendimento personalizado e excepcional? Estas foram as perguntas lançadas e respondidas durante o 1º Seminário do Comércio, realizado nos dias 30 e 31 de outubro, sob organização da ACI de Mafra, CDL de Mafra e Rio Negro e ACI de Rio Negro, contando com o apoio das empresas parceiras, UniCesumar, Clínica Vida, Sicoob Credinorte, Eletrobox, SEBRAE de Santa Catarina e SEBRAE do Paraná.
Cerca de 300 pessoas – em cada um dos dias – estiveram presentes em busca de conhecimento para proporcionar o melhor atendimento aos seus clientes. Ser empreendedor é ser um agente de mudanças. E para que isso ocorra – como destaca o palestrante e administrador Ricardo Titericz – são necessários efetivar alguns pontos, dentre eles estão: a busca por oportunidades e informações, o estabelecimento de metas, comprometimento, persuasão e rede de contatos, e claro, independência e autoconfiança.
“A excelência nunca acaba e é necessária para alcançar o horizonte. O caminho é você quem desenha”, incentivou o palestrante e empresário Edenir Rocha. Para isso, o varejo necessita ter habilidades interpessoais, entender o movimento do consumidor e dominar a tecnologia.
“Pense nos objetivos, não terceirize a culpa e acrescente arte (sentimento) no trabalho realizado. Apenas o conhecimento, somado à prática, à arte e ao esforço, irão gerar profissionalismo”, destacou Edenir. Da mesma forma, é necessário pensar no cliente e na experiência que o vendedor irá entregar a ele.
CONEXÃO EMOCIONAL COM O CLIENTE
Conversar com o coração do cliente, entender a necessidade e entregar o que ele deseja, este é o objetivo da conexão emocional. Para o palestrante Pedro Araújo, ouvir o cliente, pesquisar, perguntar, descobrir as preferências e a própria finalidade do produto que está sendo vendido são alguns pontos essenciais para fechar uma venda. E mais do que isso, através do modelo Disney de encontrar clientes, é possível realizar um atendimento excepcional, como aponta a consultora Marcia Eloisa Giubertoni.
“Tenha magia no elenco (quem tem contato com o cliente), magia no cenário e magia no processo. Isso tudo irá harmonizar o atendimento, aumentar a percepção de qualidade, criar relacionamento com os clientes, gerar valor para a marca e estabelecer uma identidade ao atendimento”, ressaltou Marcia.
Em conjunto com todos os pontos apresentados pelos palestrantes, soma-se a transformação digital no varejo. Tanto offline, como online, é imprescindível manter a essência da empresa e personalizar o atendimento. Para isso, são necessárias algumas ferramentas, a fim de atender o cliente através de diversos canais, para que ele possa comprar onde quiser e como preferir.
Coloque em prática! Desenhe o seu caminho! Tenha atitude! E em breve, este conhecimento adquirido durante o 1º Seminário do Comércio, será aplicado no comércio de Mafra e Rio Negro.
