Entre os dias 15 e 25 deste mês, a Secretaria Municipal de Educação de Rio Negro, através do Departamento de Estrutura e Funcionamento e com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, realizou simulações nas unidades escolares com a participação dos alunos, professores, estagiários e demais servidores e membros das comunidades escolares do municÃpio.
Os exercÃcios simulados foram relacionados ao Plano de Abandono de edificações escolares com o objetivo de promover respostas rápidas para possÃveis situações de emergência.
A Prefeitura de Rio Negro garante uma formação constante e a segurança para a comunidade escolar. Para isso são realizados os treinamentos para promover a consciencialização e a capacitação no enfrentamento de situações de emergência e combate a incêndio, além do aprimoramento das técnicas de primeiros socorros.
No mês de março os profissionais que atuam nos CMEIs e unidades de ensino fundamental de Rio Negro já haviam participado do curso de Brigada Escolar. Os treinamentos promoveram a conscientização e a capacitação dos profissionais sobre as melhores práticas de prevenção e atendimento em situações de emergência no ambiente escolar e também para a rotina pessoal.
Na ocasião foram realizadas atividades teóricas e práticas, como simulações e dinâmicas em grupo com os objetivos principais de aprimorar as técnicas de primeiros socorros; construir uma cultura de prevenção a partir do ambiente escolar; proporcionar as condições mÃnimas para enfrentamento de situações emergenciais no interior das escolas; reforçar o conhecimento de combate a incêndio e respectivos meios de extinção de fogo e capacitar os servidores com a formação de brigadistas escolares.
A realização do curso da Brigada Escolar e da simulação do Plano de Abandono emergencial de edificações escolares é uma obrigatoriedade prevista no calendário escolar para as modalidades de ensino infantil e fundamental. Tais ações têm grande importância, já que os profissionais da educação precisam estar preparados para lidar com diferentes situações e desafios que possam surgir no ambiente escolar, especialmente em questões relacionadas à segurança e ao cuidado com os alunos.
