Uma revolução energética, por uma degradação ambiental

Por Gazeta de Riomafra - 09/10/2019

Um dos assuntos que vem sendo negativo na região do Planalto Norte Catarinense é a exploração do xisto betuminoso, uma camada de rocha sedimentar, a qual se apresenta em abundância em, pelo menos, vinte e três cidades de Santa Catarina. Os que defendem essa prática visam ressaltar que a mesma traria emprego para a região, entretanto, seria viável causar tanto impacto ao meio ambiente em troca de promessas incertas?

Em um local onde os principais meios de produção econômica gira em torno da agropecuária, em momento algum a população seria capaz de apoiar a exploração do xisto, sendo que os mais afetados seria ela mesma. Para que ocorra a retirada do minério os recursos afetados são principalmente o solo e a água, visto que ao ocorrer a perfuração do solo, são adicionados produtos químicos, ou até mesmo a retirada de camadas e solo, o que causaria desestabilização, causando desmoronamentos. Outro a ser ressaltado é que a exploração é feita em áreas rurais, onde muitas vezes há grandes extensões de cobertura vegetal, assim como propriedades de agricultores, causando o desmatamento da área e a perturbação dos residentes. Além dos impactos já citados a prática pode ainda causar a emissão de gases como o enxofre, e ainda tem o alto risco de combustão.

Diante disso, devemos lutar para que a exploração não seja aprovada em nossa região, além de sempre buscar formas alternativas para a produção de energia e combustível. Como exemplo posso citar a utilização de fontes de energia renováveis, como a solar e o o uso de biocombustível. Desta forma ajudamos o meio ambiente, preservando e mantendo para as futuras gerações.

Texto de Letícia Lavane Sauer dos Santos, da 3ª 04 da Escola de Educação Básica Barão de Antonina.

Clube Literário Barão de Antonina

Com o objetivo de promover e valorizar nossos jovens estudantes, esta coluna apresentará a partir desta semana, os textos produzidos e disponibilizados pelos alunos da Escola de Educação Básica Barão de Antonina. As produções são o resultado do trabalho realizado ao longo deste ano letivo, as quais foram, inicialmente, produzidas para participarem da Olimpíada de Língua Portuguesa, concurso nacional de vários gêneros textuais tais como a crônica e o artigo de opinião.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.