O evento “Desconectados para conectar: diálogos sobre o vício em redes sociais e tecnologia” será realizado em Rio Negro no dia 03 de julho (quinta-feira).
A atividade faz parte da campanha Paraná sem Drogas e será aberta para toda a comunidade. A organização é da Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Rio Negro.
A campanha foi instituída pela Lei Estadual nº 19.121/2017, dedicada a ações de esclarecimento e incentivo à prevenção e ao tratamento contra o uso indevido de drogas.
Durante o evento serão realizadas as seguintes palestras com os respectivos profissionais: Vício em Internet (Aline Daniela Sauer); Os impactos de jogos de aposta online no cérebro humano (Diogo Pasquali Nones) e Questões jurídicas sobre jogos de azar online (Raphaell Prestes).
As palestras terão início às 19h no salão da Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna, no Centro. As inscrições são limitadas e poderão ser realizadas até o dia 02 de julho através do formulário: https://forms.gle/qG8wFhhDGHAtAe1c8
A “taxa” de inscrição é um litro de leite que será destinado para uma entidade assistencial do município.
SAIBA MAIS
Estudos internacionais mostram os riscos da utilização exagerada das tecnologias na saúde mental. Pesquisadores da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, constataram que adolescentes excessivamente expostos a dispositivos eletrônicos manifestam com mais frequência sinais de insatisfação com a vida, infelicidade e problemas de autoestima.
A falsa impressão de vidas perfeitas passada pelas redes sociais está adoecendo as pessoas. A exposição constante a imagens de corpos perfeitos, padrões de vida elevados, luxo, viagens e sofisticação é um dos principais fatores para a redução da autoestima e o sentimento de inferioridade. Associado a isso está a ansiedade e a depressão. Um estudo com dez mil jovens canadenses revelou que quem passa mais de cinco horas diária em redes sociais têm mais de 50% de chances de sofrer de depressão.
Ter a mão um aparelho multitarefas, como o smartphone, pode ser vantajoso para quem sabe administrar o tempo e tem autocontrole. O problema é quando o uso das tecnologias priva as pessoas de encontros presenciais e impedem o fortalecimento dos laços sociais.
Por isso, acompanhando a campanha do Paraná sem Drogas, o CAPS I Rio Negro convida a comunidade a participar de evento com palestras que abordam a temática, como forma de trazer conhecimento e reflexões sobre o uso das tecnologias, os impactos no projetos pessoais e profissionais.