No mês de maio a Vigilância em Saúde do Trabalhador de Rio Negro, em parceria com o Espaço Ser e a Secretaria Municipal de Educação, realizou uma série de atividades educativas para diversos tipos de públicos.
Entre as ações realizadas pelos profissionais da saúde está a palestra para os estagiários das unidades escolares com o tema “Depressão e ansiedade”. Na empresa Universal Leaf Tabacos foi realizada a palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
Na Associação Rionegrense de Catadores (ARCA) houve uma roda de conversa sobre os cuidados com a higiene, acidentes com material biológico, Leptospirose, vacinas, entre outros temas de suma importância para os cuidados pessoais.
A Vigilância em Saúde do Trabalhador enaltece a importância dos coletores, que muito colaboram para a preservação do meio ambiente. Mas a boa atitude da população também é importante para que o trabalho desses profissionais seja realizado com segurança. Cabe à população se conscientizar e separar o seu lixo da forma correta.
Durante a roda de conversa os coletores relataram que muitos materiais recicláveis chegam à associação com muita sujeira e até com restos de comida, o que pode atrair ratos e outros roedores que podem gerar a Leptospirose. Também são descartados de forma incorreta agulhas e seringas, colocando em risco a saúde dos trabalhadores.
A Vigilância em Saúde do Trabalhador não é somente fiscalizar, mas também prevenir doenças e acidentes e promover ações de conscientização com foco na saúde. Para isso o departamento realiza atividades com parcerias inter e intrassetoriais.
ESPAÇO SER
Pensando na saúde mental do trabalhador, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Negro criou o Espaço Ser. Trata-se de um local desenvolvido com muito zelo e carinho para que os servidores públicos municipais possam falar das suas angústias, medos e outros problemas, com sigilo, ética e humanização.
Nas segundas e quintas-feiras o atendimento individual/familiar ocorre durante o horário comercial e em livre demanda. Na terça-feira, das 13h às 16h, e na quarta-feira, das 8h às 11h, os atendimentos são coletivos. Para mais informações entre em contato: (47) 3511-8941 / 99236-8120.
