As ações de preservação ambiental alusivas ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que será celebrado neste sábado, já iniciaram em Rio Negro.
Uma roda de conversa foi realizada na manhã desta sexta-feira no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Vila São Judas Tadeu. O público presente obteve conhecimentos sobre a importância e os cuidados com o meio ambiente, com foco na preservação do rio Negro e dos demais rios da nossa região.
O prefeito Alessandro Cristian von Linsingen esteve presente no encontro e durante o seu discurso reforçou a importância de ações como esta durante todo o ano e em todo o município.
Também durante a manhã houve a limpeza das margens do rio Negro naquela região. Além da participação dos servidores da Prefeitura, a ação conjunta envolveu diversas instituições, como o Sesc, Exército, Associação Rionegrense de Catadores (ARCA), Patrulha Patrimonial de Rio Negro, entre outros voluntários. A ação de limpeza também teve a participação dos alunos do 4º ano da Escola Municipal Olavo Bilac, que desde cedo aprenderam a importância de cuidar da natureza.
Durante a manhã deste sábado serão realizadas mais ações com foco na preservação do rio Negro. Toda a população pode participar; basta comparecer com luvas e calçado impermeável fechado.
A concentração será na Praça Max Wolff Filho (Praça dos Correios). Às 8h30 será apresentada a peça teatral “A Última Semente”, da ComArte Eventos. O mutirão de limpeza às margens do rio Negro, soltura de peixes e plantios de mudas nativas deve ocorrer a partir das 10h.
O evento é organizado pelo Sesc com o apoio das prefeituras municipais e em parceria com diversas entidades. Ele acontece anualmente em todo o mundo, sempre no terceiro sábado de setembro. O movimento faz parte do World Cleanup Day® e do International Coastal Cleanup®, movimentos internacionais que já envolveram milhões de voluntários em mais de 190 países. O objetivo é mobilizar as comunidades em mutirões de limpeza e, ainda mais importante, realçar a importância das ações individuais na conservação desses ambientes.
A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para esta década (2021 a 2030). Trata-se de um apelo global voltado principalmente ao objetivo 14, que versa sobre a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos, protegendo as diferentes formas de vida na água.
